edise-cef

22/10/2025

Eletrobras emite 531 mil certificados de energia renovável

Para compensar toda a eletricidade consumida pela Caixa em 2024. Título garante que 100% da eletricidade usada pela instituição financeira é proveniente de fontes renováveis.

Eletrobras emitiu 531 mil Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-RECs) para compensar a totalidade das emissões de gases do efeito estufa decorrentes do consumo de energia elétrica da Caixa Econômica Federal ao longo de 2024. Os certificados asseguram que a eletricidade utilizada pela Caixa é proveniente de fontes renováveis, como hídrica, solar e eólica. A operação entre as duas empresas, resultado de processo licitatório realizado pela instituição financeira em julho, reforça o compromisso de ambas com práticas sustentáveis e com a gestão responsável de recursos.

—A venda reforça o posicionamento da Eletrobras como referência nacional em energia renovável e soluções para compensação de emissões. O resultado da licitação com a Caixa se soma a outras parcerias estratégicas da companhia envolvendo a comercialização de ativos ambientais. Essas iniciativas estão alinhadas à nossa meta Net Zero em 2030 e com o nosso portfólio de empresa 100% renovável— afirma Italo Freitas, vice-presidente executivo de Comercialização e Soluções em Energia da Eletrobras.

Os I-RECs são certificados que garantem que a energia elétrica consumida vem de fontes renováveis. Cada certificado equivale a um megawatt-hora (MWh) de eletricidade gerada de forma sustentável. A certificação é validada pelo Instituto Totum e atesta o compromisso das empresas com a redução das emissões de gases de efeito estufa.

A Caixa realiza anualmente seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), monitorando as emissões diretas e indiretas de suas operações. Desde 2013, publica seus resultados no Registro Público de Emissões e, assim como a Eletrobras, possui o Selo Ouro do programa GHG Protocol, que reconhece excelência e transparência na gestão de emissões.

Para o vice-presidente em exercício de Sustentabilidade e Cidadania Digital (VISUC) da Caixa, Jean Benevides, —ao investir na neutralização das emissões de GEE associadas à geração de energia, a Caixa reafirma o papel de agente de transformação sustentável, respeitando o meio ambiente e compromissado com o presente e o futuro do Planeta—.

A Eletrobras vem fazendo operações semelhantes com outras instituições financeiras. O Banco do Brasil adquiriu certificados da companhia por três anos consecutivos (2022 a 2024), incluindo I-RECs e RECFYs. O Banrisul, por sua vez, comprou I-RECs eólicos da CGT Eletrosul para compensação parcial das emissões de escopo 2 em 2024.

Com a operação realizada com a Caixa, a Eletrobras reafirma seu papel como agente impulsionador da transição energética e da descarbonização, conectando grandes empresas ao consumo de energia proveniente de fontes limpas e renováveis, e contribuindo diretamente para o alcance das metas climáticas nacionais.

Perfil A Eletrobras é a maior empresa de energia renovável do Hemisfério Sul e responde por 17% da geração elétrica nacional e 37% do total de linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). A companhia possui 81 usinas, sendo 47 hídricas, 33 eólicas e uma solar e 100% de sua capacidade instalada vem de fontes renováveis.