jose-essiomar-

22/10/2025

Costa Verde combina turismo e indústria naval para alavancar a economia

Presidente do Sincomércio Costa Verde e vice-presidente da Fecomércio RJ, Essiomar Gomes, destaca o desafio do crescimento sustentável da região.

Ao participar do videocast O Rio Pod+, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Costa Verde (Sincomércio), vice-presidente da Fecomércio RJ e secretário de Desenvolvimento Econômico de Angra dos Reis, Essiomar Gomes, destaca o potencial da região composta por Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty. Segundo ele, o desenvolvimento local precisa equilibrar a vocação turística com o fortalecimento de outros setores produtivos, como a indústria naval, que vem ampliando significativamente sua participação na economia fluminense.

Essiomar Gomes ressalta que, embora a economia regional ainda dependa da sazonalidade, há movimentos consistentes de diversificação. Em Angra dos Reis, o crescimento dos estaleiros vem impulsionando a geração de emprego e renda em toda a região. Já Paraty mantém o turismo como motor principal de sua economia — responsável por cerca de 70% da atividade local — com um calendário de eventos que inclui a Flip e garante o fluxo constante de visitantes. Em Angra, a Ilha Grande se consolida como o principal polo turístico, e a Ilha do Abraão já conta com mais leitos do que o continente, reforçando a importância do turismo sustentável e bem estruturado na Costa Verde.

Para o comércio varejista, diz, o desafio da sazonalidade exige preparo e estratégias. Diante da concorrência do e-commerce, o dirigente defende que o empresário local deve apostar na experiência, no atendimento e na gentileza para fidelizar o cliente.

—Nós temos que estar funcionando para quando os turistas forem para lá. Precisamos atender os visitantes —afirma, ao reforçar que a região só fecha o comércio no dia 25 de dezembro, sendo a abertura em feriados assegurada pela Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre os sindicatos patronal e laboral.

Esse preparo passa pela qualificação da mão de obra, uma frente de trabalho que o Sincomércio Costa Verde atua em parceria com a Prefeitura de Angra e o Sistema Fecomércio RJ. O trabalho associativista confere à entidade a força para defender os interesses do setor.

—Nós, dos sindicatos, só temos a força que temos hoje por causa da Fecomércio RJ. Sem ela, não teríamos espaço nenhum hoje na nossa cidade—ressalta Essiomar Gomes.

Outro ponto central da conversa é o desafio de conciliar o crescimento do turismo com a sustentabilidade na região, notadamente nas ilhas. O presidente do Sincomércio frisa que o papel do poder público é orientar e fiscalizar os novos empreendimentos, pensando no futuro e no saneamento básico.

Para quem busca conhecer as belezas da Costa Verde, Essiomar Gomes fez um convite especial, lembrando que Angra dos Reis possui 365 ilhas e que também se destaca pela exuberância da Mata Atlântica e da fauna. Entre os tesouros escondidos na região, o presidente do Sincomércio cita a serra, com a cachoeira do Ariranha e o histórico Caminho do Ouro. | Vídeo: https://shre.ink/ovBy