Aulas acontecerão nas instalações da Camorim e estágio nas embarcações da empresa.
A Camorim, em parceria inédita com o Instituto Mar e Portos (Imapor), vai oferecer, a partir do dia 20 de outubro(segunda-feira), uma nova edição do curso de Moço de Máquinas, voltado para trabalhadores diretos e indiretos da empresa. A iniciativa faz parte de seu compromisso com o desenvolvimento profissional e o fortalecimento da indústria marítima nacional.
Após o sucesso de seis edições do curso de Moço de Convés, a Camorim dará um passo adiante na qualificação de seu pessoal, com a oferta de formação na área de Máquinas, estratégica para a corporação. O curso foi autorizado pelo Departamento de Portos e Costas (DPC) e será ministrado por professores cadastrados no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), o centro de ensino da Marinha do Brasil voltado para a formação de pessoal da Marinha Mercante. Tal parceria garante um padrão de excelência na formação.
Para viabilizar essa iniciativa, a Camorim investiu em novos maquinários, reformou espaços e construiu oficinas exclusivas, criando uma verdadeira escola dentro da empresa. Tudo isso com um detalhe importante: enquanto no mercado o investimento médio para um curso semelhante gira em torno de R$ 20 mil por aluno, na Camorim a formação será oferecida de forma totalmente gratuita aos selecionados.
O curso será composto por aulas práticas e teóricas, com carga horária de 722 horas para uma turma de 35 alunos. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 17 às 22 horas; e aos sábados, das 8 às 13h20, facilitando a participação de quem já atua no setor. A formação vai durar seis meses, com conclusão prevista para 10 de abril de 2026.
Algumas das disciplinas que integram a formação dos alunos são História Marítima, Informática, Básico de Navegação, Meteorologia e Oceanografia, Manobra da Embarcação, Legislação Marítima e Ambiental, Inglês Técnico Marítimo e Conhecimentos Elementares de Primeiros Socorros.
O curso de Moço de Máquinas vai proporcionar um aprendizado completo e imersivo aos alunos por ser realizado nas instalações de um estaleiro moderno e bem equipado. A formação abrange, ainda, o estágio obrigatório que será realizado em embarcações da Camorim.
— Nosso futuro começa aqui. Oficial de Máquinas a Camorim faz em casa! — destaca Carlos Renato Pena de Carvalho, presidente da empresa. A estratégia tem dado resultados: cerca de 60% dos alunos formados em cursos anteriores foram aproveitados pela companhia, e aproximadamente 70% dos atuais comandantes da frota começaram como Moços de Convés.
Carreira dos Aquaviários — A carreira de aquaviários se divide em dois grandes braços: o de convés e o de máquinas. Partindo do nível inicial ao mais avançado, o segmento de convés envolve os seguintes estágios: marinheiro auxiliar de convés, Moço de Convés, Marinheiro Nacional de Convés, Contramestre, Mestre de Cabotagem, 2° Oficial de Náutica e 1º Oficial de Náutica. Já o segmento de máquinas engloba os seguintes degraus: Marinheiro Auxiliar de Máquinas, Moço de Máquinas, Marinheiro de Máquinas, Condutor de Máquinas, 2º Oficial de Máquinas, 1º Oficial de Máquinas e Oficial Superior de Máquinas.
Abrindo portas e transformando vidas —Com a política de investir na qualificação de seus funcionários e colaboradores, a Camorim tem transformado, ao longo de seus 30 anos, a vida de inúmeros profissionais. O aquaviário Luan Fiuza, por exemplo, trabalhou por mais de três anos como ajudante de cozinha vinculado a uma empresa que prestava serviços à Camorim. Contudo, após conquistar uma vaga e fazer o curso de Moço de Convés, foi contratado e já atua há dois anos nas embarcações da empresa.
—Minha entrada para a Camorim foi uma verdadeira benção. Tive uma mudança na minha vida pessoal e profissional após fazer o curso e ser contratado. O sentimento de gratidão pela Camorim e pelo seu Carlinhos serão eternos por essa oportunidade que agarrei. Sou grato por estar nessa empresa, na qual tenho orgulho de falar que trabalho— revelou Luan Fiuza.
Outro funcionário que aproveitou a oportunidade oferecida pela empresa para mudar de profissão foi Erick Barret, que trabalhava com pesca, tendo remuneração baixa e inconstante. A formação de Moço de Convés assegurou ao jovem o ingresso no mercado formal e ganhos expressivos. —Gostaria de agradecer a Deus e à Camorim por me ajudar a conquistar esse curso de Moço de Convés. Mudou muito minha vida. Saí da pesca e nunca sonhei em receber o que eu recebo hoje. Isso tudo é benção de Deus! —acrescentou.
Camorim — A Camorim Serviços Marítimos é uma empresa 100% brasileira com 30 anos de atuação no setor marítimo nacional. Considerada um hub 360° na oferta de soluções completas em logística e navegação, a corporação emprega mais de 1.300 colaboradores, gerando oportunidades ao longo de toda a costa brasileira. Dentre os serviços oferecidos pela corporação, destacam-se: reboque portuário, logística portuária e apoio offshore.
Com mais de 150 embarcações, a Camorim oferece a frota mais diversificada do Brasil, composta por rebocadores (azimutais, TKM e convencionais); embarcações do tipo LH (Line Handler), PSV (Platform Supply Vessel), AHTS (Anchor Handling Tug Supply) e OSRV (Oil Spill Response Vessel); balsas de carga, balsas de água, cábreas (balsas-guindaste) e lanchas (de carga e de passageiros).
A Camorim possui um moderno estaleiro localizado na Ilha da Conceição, em Niterói, onde opera um Terminal de Uso Privado (TUP). Além disso, a empresa conta com três bases operacionais estrategicamente localizadas (duas em Niterói e uma em Vitória, no Espírito Santo), que ampliam o suporte a operações marítimas. A empresa atua, ainda, em portos estratégicos do litoral brasileiro: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará e Maranhão. | https://camorim.com.br/