A PortosRio participou, no dia 15 de outubro (quarta-feira), do II Fórum de Acessibilidade Marítima da Baía de Sepetiba, realizado no Hotel Mont Blanc Resort, em Itacuruçá, Mangaratiba. Promovido pelo Sindicato dos Operadores Portuários do Porto de Itaguaí (Sindopita), o evento reuniu autoridades e representantes do setor portuário para discutir projetos e desafios da região e marcou a comemoração dos 25 anos do sindicato.
Durante o encontro, o diretor-presidente da PortosRio, Flavio Vieira, anunciou a execução da dragagem emergencial do canal de acesso ao Porto de Itaguaí ainda em 2025, ação que visa restabelecer as condições de navegabilidade e eliminar as restrições impostas à operação de grandes embarcações.
—A praticagem identificou pontos de assoreamento que comprometiam a segurança da navegação, obrigando os navios a operar apenas na maré cheia. Diante disso, decidimos agir imediatamente e realizar a dragagem dos pontos críticos. Essa ação vai restabelecer a navegabilidade plena e garantir que as operações ocorram durante todo o dia— explicou o presidente.
Flavio Vieira destacou que a dragagem emergencial é uma medida imediata dentro do plano de investimentos da companhia para o Porto de Itaguaí, que inclui a execução da dragagem completa do canal. Segundo ele, uma das metas da atual gestão é consolidar investimentos em infraestrutura e tecnologia no porto, considerado um dos principais vetores de crescimento da companhia e um dos mais promissores do país.
A gerente de Acesso Aquaviário do Porto de Itaguaí, Julia Crisóstomo, apresentou um panorama das ações desenvolvidas desde a última edição do fórum, em 2013, com destaque para as conquistas do período, as obras de dragagem previstas, o andamento do projeto VTMIS (Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações) e a atualização do Regulamento de Exploração dos Portos (REP).
O superintendente de Engenharia da PortosRio, Fagner Dias, detalhou os avanços nas obras e na implantação do VTMIS, sistema essencial para o aumento da eficiência e da segurança da navegação na Baía de Sepetiba.
O fórum reforçou a importância da integração entre os diversos atores da comunidade portuária e o compromisso conjunto com a infraestrutura e o desenvolvimento sustentável da região. O encontro também foi uma oportunidade para a troca de experiências e a discussão de projetos estratégicos voltados à eficiência e à modernização do setor.
Além da PortosRio, participaram representantes dos terminais arrendados do Porto de Itaguaí – Sepetiba Tecon, CPBS (Vale), Tecar (CSN) e da Cedro, da Marinha do Brasil, do Ministério de Portos e Aeroportos, da Praticagem, da Receita Federal, da Polícia Federal, do Porto Sudeste e do terminal da Ternium, que também utilizam o acesso aquaviário administrado pela PortosRio.