Programa ReVIDRO, do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), alia descarte correto de garrafas de vidro à prevenção do uso de vasilhames no mercado ilegal.
Os recentes casos de intoxicação pelo consumo de bebidas adulteradas com metanol acenderam um alerta na sociedade. O problema, que afeta a segurança dos consumidores e a credibilidade do setor de bares e restaurantes, também tem estimulado novas práticas de responsabilidade ambiental e de segurança sanitária. Diante desse cenário, cresce a importância de ações que garantam o descarte correto das embalagens e inibam o uso indevido de garrafas no mercado ilegal.
Desde 2022, o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) vem se destacando nesse esforço com o programa ReVIDRO, que dá destinação final adequada às garrafas de vidro e impede que vasilhames sejam reutilizados para o envasamento de bebidas falsificadas. O equipamento utilizado tritura completamente as garrafas, tornando impossível seu reaproveitamento indevido. Até o momento, em todos os programas desenvolvidos pelo IFeS foram coletadas mais de 110 toneladas de resíduos —vidro, plástico, alumínio, aço e embalagem longa vida—.
Além do Revidro, outros equipamentos do IFeS também garantem a correta destinação de materiais recicláveis, reforçando o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a segurança do consumidor.
—Trata-se de uma ação que une responsabilidade ambiental e combate à criminalidade, mostrando que a reciclagem pode ser uma aliada poderosa na luta contra a falsificação de bebidas —conclui o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Fecomércio RJ — Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 392 mil estabelecimentos, que respondem por aproximadamente dois terços da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.
A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.
. Sede na Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo, Rio de Janeiro (RJ). | https://fecomercio-rj.portaldocomercio.org.br , redes sociais e, YouTube.