Prêmio de Qualidade Mario Solinas foi criado pelo COI (Conselho Oleícola Internacional) há 25 anos e se consolidou como o mais importante reconhecimento do mercado de azeites de oliva extravirgem a nível global. Elaborado pela Fazenda Serra dos Tapes, no Rio Grande do Sul, blend intenso da linha Potenza venceu em primeiro lugar na categoria “frutado verde médio” — Hemisfério Sul.
O Azeite de Oliva Extravirgem Potenza Intenso, produzido na Fazenda Serra dos Tapes, localizada na cidade gaúcha de Canguçu, conquistou o primeiro lugar na categoria “frutado verde médio” do Prêmio de Qualidade Mario Solinas 2025 —Hemisfério Sul. Essa é a segunda edição do concurso que avalia exclusivamente os azeites produzidos em países do Sul Global.
Com o prêmio, o Potenza passa a ser o único azeite feito em solo brasileiro bi-campeão no concurso Mario Solinas, já que o Potenza Frutado, outro integrante da linha, foi eleito o melhor azeite do Hemisfério Sul na competição de 2023. Conhecida como o “Oscar” do setor, a premiação foi criada pelo COI (Conselho Oleícola Internacional) em 2000 e é considerada a mais importante pela comunidade internacional do azeite de oliva extravirgem.
—Esse concurso é muito importante pois não tem fins lucrativos e exige tanques lacrados com rastreabilidade dos azeites participantes. Isso garante que os consumidores que comprarem o Azeite Potenza Intenso com o selo Mario Solinas estarão comprando o mesmo produto que foi analisado pelo COI e recebeu a premiação—explica Jerônimo dos Santos, gestor da Fazenda Serra dos Tapes.
A categoria “Hemisfério Sul” faz parte do Prêmio de Qualidade Mario Solinas desde a primeira edição. No entanto, com o aumento da qualidade e do reconhecimento dos azeites produzidos na região, o Conselho Oleícola Internacional decidiu criar uma edição exclusiva, respeitando o calendário de colheita das olivas, que é diferente no Hemisfério Norte.
—Essa conquista consolida ainda mais a qualidade dos azeites brasileiros no mercado internacional, especialmente para a linha Potenza, que ganhou duas vezes em um período de três anos o reconhecimento máximo da olivicultura mundial. Nós da Fazenda Serra dos Tapes recebemos essa notícia como um sinal de que estamos no caminho certo, trabalhando em busca da perfeição na produção de azeite de oliva extravirgem. Nosso time está comprometido nessa missão— comemora Cláudia Santos, sommelier de azeites, mestra de lagar e proprietária da Fazenda Serra dos Tapes.
Características — Com acidez máxima de 0,14%, o blend intenso da linha Potenza é preparado com as variedades Koroneiki, Picual e Frantoio. A especialista da Serra dos Tapes explica que a extração das olivas é conduzida dentro de rigorosos padrões de qualidade, garantindo máxima pureza sensorial e química. Além disso, o produto é envasado em pequenos lotes, preservando o frescor e a identidade do azeite.
—No olfato, o Potenza Intenso apresenta aromas de grama cortada, ervas frescas, rúcula, tomate verde e figueira. Já no paladar, o amargor e a picância equilibrados e persistentes conferem um frescor herbáceo. O Potenza Intenso é ideal para acompanhar carnes grelhadas, pizzas, saladas de rúcula e tomates, massas com molho de tomate e queijos curados —detalha Cláudia.
Campeão contra 29 concorrentes — A edição de 2025 do Prêmio de Qualidade Mario Solinas – Hemisfério Sul recebeu a inscrição de trinta azeites de oliva extravirgem: 15 da Argentina, quatro do Brasil, dois do Peru, um da África do Sul e oito do Uruguai.
De acordo com o regulamento da competição, apenas os produtos com lotes superiores a mil litros podem ser inscritos, com base em aspectos técnicos como a mediana (que se refere aos resultados da análise sensorial e outros parâmetros) e o tipo de frutado (perfil aromático e gustativo). Os azeites foram classificados nas categorias “frutado verde intenso”, “frutado verde médio”, “frutado verde ligeiro”, “frutado maduro” e “envasadores”.
A cerimônia de premiação do Mario Solinas 2025 – Hemisfério Sul será realizada na cidade argentina de San Juán, no dia 06 de novembro (quinta-feira).
Onde encontrar — O “Azeite Potenza Intenso lote Mario Solinas” já está à venda no e-commerce da Fazenda Serra dos Tapes, em garrafas de 500ml, pelo valor de R$ 100.
Além das versões “Intenso” e “Frutado”, a linha Potenza conta com a edição limitada Potenza Olival Jaén (blends intenso e frutado), Potenza Olival Jaén Reserva Especial (monovarietal) e Potenza Blend Claude Troisgros.
Fazenda Serra dos Tapes — Com 210 hectares, divididos entre os olivais Trapeira e Paraíso, na Fazenda Serra dos Tapes são produzidas as linhas de Azeites de Oliva Extravirgem Potenza e Pecora Nera. Localizada no município de Canguçu, no Rio Grande do Sul, a fazenda ocupa um local estratégico para o cultivo de oliveiras, entre os paralelos 30°S E 45°S, região que apresenta condições ideais de temperatura e luz solar.
Aberta a visitações, a Fazenda Serra dos Tapes faz parte da Rota dos Olivais da Serra dos Tapes e oferece uma experiência completa de imersão na cultura milenar do azeite de oliva, com visual privilegiado, instalações projetadas para total conforto e segurança, além de um Lagar com equipamentos de última geração.
Cláudia Santos — Sommelier de Azeites e Mestra de Lagar da Fazenda Serra dos Tapes, Cláudia Santos é formada em Gastronomia, com extensão em Cozinha Francesa pela École Ducasse (instituto dedicado à gastronomia francesa fundado pelo renomado chef francês Alain Ducasse). Durante sua formação, descobriu sabores, ingredientes e a influência histórica da gastronomia com a cultura, temas que passou a explorar visitando os mais diferentes lugares do mundo e mergulhando em todos os aspectos das culturas locais.
Em sua jornada, percebeu que o azeite de oliva extravirgem é um ingrediente presente em muitas culturas diferentes, sempre com uma forte ligação histórica com a tradição e o estilo de vida destes lugares. O próximo passo foi avaliar as regiões brasileiras com clima mais adequado para implementar o seu projeto. Então, descobriu a Serra dos Tapes, na região de Canguçu (RS), local em que as condições climáticas para a produção de azeitonas estão entre as melhores do país.
Cláudia investiu em graduações internacionais, como Master Milling na UC Davis (Califórnia) e Sommelier de Azeites na Escuela Europea de Cata (Madri). Além disso, é formada na UNIA (Universidade Internacional da Andaluzia), um curso que foca na relação da análise sensorial e no controle de qualidade para processamento de olivas. Recentemente, concluiu na UJA (Universidade de Jáen), um curso fundado pelo Conselho Oleícola Internacional de Experto de Cata. Com isso, vem estudando e desenvolvendo técnicas do cultivo de oliveiras e o processamento das azeitonas para produzir azeites de oliva extravirgem da mais alta qualidade no Brasil.