Expectativa de estrangeiros na cidade passa de 1 milhão; Top Transfer, empresa de transporte turístico, reforça estrutura com frota híbrida e equipe bilíngue.
“Vem chegando o verão/O calor no coração”. Os versos de Uma Noite e Meia, canção interpretada por Marina Lima, traduzem um desejo compartilhado por muita gente: a estação mais quente do ano é um convite irrecusável para viajar. E o Rio de Janeiro está entre os destinos tropicais preferidos dos turistas: dados da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) mostram que, entre janeiro e maio de 2025, o estado recebeu mais de 1 milhão de estrangeiros, um crescimento de 52,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em meio à expectativa de quebra de novos recordes nos próximos meses, empresas do setor já se mobilizam para receber os visitantes. É o caso da Top Transfer, especializada em transporte de turistas para os principais destinos do Rio de Janeiro e arredores. À frente do negócio está Junior de Camargo, que vislumbra um cenário promissor, repleto de oportunidades.
—Eu apostaria que a próxima vai ser a melhor alta temporada, se bobear, de todos os tempos. Vários fatores contribuíram para colocar o Rio de Janeiro em evidência no mundo: além das nossas belezas naturais, destacam-se as campanhas de divulgação, impulsionadas, por exemplo, pelos shows gratuitos de estrelas internacionais em Copacabana. Economicamente, a desvalorização do real frente a outras moedas, como euro e dólar, torna a cidade uma opção barata para quem quer viajar— analisa.
Investimentos e melhoria constantes — Para manter seu padrão de excelência no atendimento aos clientes, a Top Transfer aposta na melhoria de processos internos e na ampliação da estrutura. Entre as medidas anunciadas estão o aumento da frota — com veículos híbridos que reduzem emissões de poluentes —, novas contratações e a abertura de um escritório presencial para agilizar a tomada de decisões.
—A nossa missão é fazer com que as pessoas cheguem aos seus destinos de forma rápida e segura, oferecendo soluções capazes de economizar tempo ou ainda contornar os variados imprevistos a que todos os turistas estão sujeitos —resume Camargo, que faz constantes investimentos nas áreas de logística, operação e atendimento para suportar um ‘crescimento absurdo’ nas demandas.
Na prática, o objetivo é fazer com que o cliente não precise enfrentar filas ou fique exposto ao sol ou à chuva, por exemplo. Entre as medidas adotadas, ele destaca também que o fato de que a equipe é composta por profissionais nativos nos principais idiomas, como o inglês e o espanhol. Além disso, há a oferta de um transfer privado direto dos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, para diferentes destinos no estado.
Informação e planejamento — A empresa também aposta na informação como ferramenta para assegurar uma viagem mais tranquila. —Na Top Transfer, acreditamos genuinamente que turista informado é turista que tende a dar menos problema. Por isso, produzimos vídeos explicativos que mostram como o serviço acontece, onde é o embarque e até os veículos que serão utilizados. Isso facilita o entendimento e torna a experiência mais agradável —assegura.
Em um mercado cada vez competitivo, Camargo aponta um erro primário das empresas do setor: esperar o início da alta temporada para se planejar. Quem deseja proporcionar uma experiência única ao seu cliente precisa começar a se preparar com meses de antecedência. Segundo ele, a busca por excelência também envolve as campanhas de conscientização.
—Incentivamos os passageiros a usarem menos descartáveis, principalmente em lugares como a Ilha Grande, e estimulamos que levem seu lixo de volta. Também definimos o número de pessoas que levamos, porque não se trata de vender sem freio, e sim de respeitar o destino —pondera.
Apesar dos desafios de segurança e infraestrutura que o Rio de Janeiro ainda enfrenta, Camargo acredita que o setor está empenhado em suprir essas lacunas que podem afugentar o visitante. —Os hotéis, restaurantes e pontos turísticos já estão muito mais preparados. Até os trabalhadores informais perceberam que quanto melhor atenderem, mais vantajoso será o resultado para eles. Existe uma curva crescente de aprendizado —finaliza. | https://toptransferbrasil.com.br e, rede social.