musa-inca

11/10/2025

MUSA oferece curso gratuito de Spa dos Pés para pacientes em tratamento no INCA, no Rio de Janeiro

Parceria iniciada em 2016 com o INCAvoluntário busca gerar renda e autoestima para mulheres em tratamento oncológico.

A MUSA, marca brasileira de beleza que oferece produtos de alta performance para mãos, pés, corpo e unhas, com qualidade, propósito e de forma acessível, reafirma seu compromisso social ao oferecer o curso gratuito “Modelo de Negócio Spa dos Pés MUSA” para pacientes em tratamento no Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro. O projeto, realizado em parceria com o INCAvoluntário desde 2016, tem como objetivo proporcionar a essas mulheres uma nova perspectiva de autonomia financeira e autoestima por meio da capacitação profissional, além de oferecer ferramentas práticas para a recolocação no mercado de trabalho ou para o início de trajetórias empreendedoras.

As aulas acontecem no ateliê cedido pelo próprio INCA, e a formação é ministrada por Aimê Andrade, parceira MUSA e educadora da área de estética. Todas as participantes recebem um certificado de conclusão ao final do curso, e utilizam os produtos profissionais da MUSA ao longo das aulas.

—Nosso objetivo com esse projeto é oferecer mais do que técnica: é sobre resgatar a autoestima, renovar a esperança e a possibilidade de uma nova fonte de renda para essas mulheres. Acreditamos profundamente na força do cuidado e da capacitação como caminhos de transformação —afirma Marcia Jordano, CEO da MUSA.

O curso ensina a aplicação completa do Spa dos Pés utilizando o Kit da MUSA, que é o mesmo material usado em atendimentos estéticos convencionais. Cada aplicação tem um custo médio de apenas R$ 1,60, mas pode ser oferecida por até R$ 100,00 no mercado, tornando-se uma fonte viável de renda principal ou complementar para as alunas. Esse conhecimento técnico e acessível pode fazer uma diferença significativa na vida de mulheres em tratamento oncológico, especialmente diante das dificuldades que muitas enfrentam para permanecer no mercado de trabalho durante essa fase.

Realidade do abandono do emprego por pacientes com câncer —Uma pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido da AstraZeneca, em 2024, revelou que 4 em cada dez mulheres que trabalhavam no momento do diagnóstico de câncer de mama deixaram de exercer suas atividades profissionais durante o tratamento. Dentre essas, uma parcela significativa enfrenta dificuldades financeiras severas, especialmente quando são chefes de família ou responsáveis por grande parte da renda doméstica.

A capacitação oferecida pela MUSA, portanto, não representa apenas uma oportunidade profissional, mas também um resgate de autoestima e independência.

—A parceria com a MUSA mostra o quanto iniciativas de capacitação profissional também são terapêuticas. Elas fortalecem o emocional das pacientes, ampliam a rede de apoio e resgatam a autoconfiança em um momento de grande vulnerabilidade. Esse cuidado integral, que une afeto, técnica e oportunidade, reflete a missão do INCAvoluntário de promover bem-estar e dignidade em cada etapa do tratamento —destaca Fernanda Vieira, gerente-geral do INCAvoluntário.

A experiência de transformação pessoal e profissional é compartilhada por quem já passou pelo curso. Flávia Ferreira, 51 anos, artesã e aluna da turma de 2024, chegou ao projeto por indicação de sua psicóloga do INCA, enquanto enfrentava um quadro de depressão.

—O curso foi um divisor de águas pra mim. Eu estava num momento difícil, e participar das aulas me ajudou a retomar o ânimo e a confiança. Além de aprender uma nova profissão, encontrei uma rede de apoio com outras mulheres que vivem situações parecidas, mantemos contato até hoje. Depois do curso, comecei a fazer aplicações e consegui uma renda extra, o que fez diferença na minha vida. Hoje voltei a trabalhar com artesanato, mas sempre deixo o Spa dos Pés como uma opção de renda, porque sei que posso contar com isso quando precisar—, compartilha.

O curso continua oferecendo uma experiência transformadora, valorizando o esforço e a dedicação dessas mulheres e proporcionando novas oportunidades de aprendizado, autonomia financeira e autoestima. | https://labmusa.com.br e, redes sociais.