balanco-abav-25

11/10/2025

ABAV Expo 2025: negócios, inovação e propósito impulsionam o turismo brasileiro

E já confirmadas edições em 2027, 2029, 2030, 2031 e 2032.

A ABAV Expo 2025, apresentada por SESC RJ e Senac RJ, encerrou mais uma edição de sucesso no Riocentro, no Rio de Janeiro, consolidando-se como o maior e mais relevante evento de turismo da América Latina. No dia 10 de outubro (sexta-feira), os anfitriões do evento realizaram uma coletiva de imprensa para apresentação dos dados de balanço, na qual foram confirmadas, no Rio de Janeiro, mais cinco edições da feira: 2027, 2029, 2030, 2031 e 2032. Estiveram presentes a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, a diretora de turismo, hotelaria e alimentação do SESC RJ, Adriana Homem de Carvalho e o subsecretário municipal de Turismo, Bruno Mattos.

— A ABAV Expo é muito mais do que uma feira: é um encontro que impulsiona o turismo brasileiro, promove o intercâmbio global e inspira inovação. O Rio de Janeiro nos recebeu mais uma vez com sua energia única, e os resultados desta edição comprovam o poder transformador do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social— afirmou Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional. —O sucesso da feira este ano mostra a força do nosso evento. Já comercializamos 60% dos estandes para a próxima edição, o que só reforça nossa ótima expectativa—.

A diretora de turismo, hotelaria e alimentação do SESC RJ, Adriana Homem de Carvalho, disse que a ABAV Expo 2025 consolidou o Rio de Janeiro como o grande palco do turismo brasileiro e se tornou um símbolo da força desse setor na economia fluminense. —O evento reafirmou a vocação do estado para unir negócios, inovação e hospitalidade, fortalecendo sua presença no cenário nacional e internacional. Os resultados refletem esse protagonismo, evidenciando que o Rio vive um novo ciclo, com o turismo deixando de ser sazonal para se tornar permanente—.

Bruno Mattos, subsecretário municipal de Turismo, ressaltou a importância da parceria da Prefeitura com ABAV Nacional e Sistema Fecomércio RJ. —A integração entre poder público e iniciativa privada é responsável pelo grande sucesso desse evento. Já é a maior feira da América Latina e vai crescer ainda mais—.

Ao longo de três dias —de 08 a 10 de outubro—, a feira reuniu mais de 42 mil visitantes (31.916 somente nos dois primeiros dias), 354 jornalistas, 366 criadores de conteúdo e 14 destinos internacionais: 13 países, incluindo China, Cuba, Costa Rica e Japão pela primeira vez) e uma região: Los Cabos, no México, movimentando a economia e o trade turístico em um ambiente de negócios, conhecimento e conexões.

O evento movimentou fortemente a hotelaria da cidade. De acordo com levantamento exclusivo realizado pelo HotéisRIO, a taxa de ocupação no período entre os dias 08 e 10 de outubro (quarta a sexta-feira) dos hotéis na Região Sudoeste chegou a 88,22%.

No último dia, também foram apresentados os dados do Censo dos Agentes de Viagens, um levantamento realizado pela ABAV Nacional que representa um verdadeiro raio x do setor. Os dados mostram que as agências de viagem do Rio de Janeiro se destacam pela maturidade e resiliência, já que a maioria atua há mais de sete anos e superou os desafios da pandemia. O estudo revela que 10% das agências são de grande porte, embora o perfil predominante seja de micro e pequenas empresas (78%) — uma característica que diferencia o estado da média nacional.

Além disso, 64% das agências atuam prioritariamente no turismo de lazer individual e familiar, enquanto os segmentos receptivo e corporativo ganham força com maior profissionalização e oferta de serviços especializados.

A pesquisa revela ainda a diversificação do portfólio como principal estratégia de crescimento: 72% das agências atuam em múltiplos segmentos, combinando lazer doméstico, experiências locais e nichos premium, como luxo, lua de mel e gastronomia — com ticket médio até 40% superior ao do turismo tradicional. Entre as tendências em expansão, o levantamento aponta o avanço do ecoturismo, turismo gastronômico, religioso e de melhor idade, enquanto Sol & Praia e Turismo Cultural e Histórico seguem como pilares consolidados da oferta nacional.

A edição 2025 reafirmou o propósito da ABAV Expo de impulsionar o turismo brasileiro e ampliar as oportunidades comerciais entre empresas e destinos. Foram realizadas mais de 3.254 reuniões nas rodadas de negócios, com destaque para a participação de 30 compradores internacionais de 15 países no ABAV Buyers Club.

Com cinco arenas temáticas e mais de 60 sessões de conteúdo e capacitação, o ABAV Talks foi um dos grandes destaques da programação, reunindo especialistas para debater temas como inteligência artificial, sustentabilidade, diversidade, inovação e tendências globais. A iniciativa reforçou o compromisso da feira com a qualificação profissional, um dos seus pilares centrais, fortalecido por ações conjuntas com o SESC RJ e o ICCABAV — que já capacitou mais de 28 mil profissionais em 2024 e segue impulsionando o desenvolvimento do setor com novas trilhas de formação.

Novidade deste ano, o ABAV Exclusive, espaço dedicado ao turismo de luxo — segmento que representa 25% do mercado latino-americano e cresce cerca de 7% ao ano —, consolidou a presença de marcas premium e compradores qualificados.

Outros espaços oferecidos pela primeira vez, como o ABAV Creators (voltado à economia digital e à influência no turismo) e Espaço do Agente ABAV, área exclusiva para associados, complementaram a experiência.

A Jornada Turismo 2030 reforçou o compromisso da Associação com a sustentabilidade, apresentando práticas de turismo responsável e debatendo a integração de critérios ambientais, sociais e de governança nas operações do setor.

ABAV Expo 2026, uma feira regenerativa — Durante o evento, foi apresentada a planta da próxima edição, que começa a ganhar corpo. Prevista para acontecer de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, a próxima edição ocupará os pavilhões verde e vermelho e já demonstra forte adesão do mercado: 60% da planta foi comercializada durante a ABAV Expo 2025. A expectativa é reunir 35 mil visitantes e cerca de 2 mil marcas expositoras, consolidando o evento como o maior encontro do turismo brasileiro e o mais relevante da América Latina.

E mais: a ABAV Expo, que já é uma feira sustentável, quer ser um evento regenerativo. A ABAV Expo 2026 será a primeira feira regenerativa do País e do mundo. Com o projeto Meu Pé de Árvore, a ABAV Expo firma o compromisso de plantar uma floresta com duas mil árvores na região da Amazônia, em Rondônia. A ideia é plantar uma árvore por marca e os expositores serão estimulados a plantarem outras também.

ABAV Nacional — A Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional — é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953 e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País.

A ABAV é membro afiliado da ONU Turismo desde 2024, membro do Conselho Nacional do Turismo desde sua fundação, além de integrar o WTAAA – World Travel Agencies Association Alliance e o Folatur – Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global e fortalecendo seu papel como referência no turismo internacional.