congresso-integra-portos

11/10/2025

3º Congresso Nacional Integra Portos (CNIT) premia trabalhos de destaque no setor

O 3º Congresso Nacional Integra Portos (CNIT) premiou estudantes por artigos e e-pôsteres, além de empresas com trabalhos de destaque no setor, no encerramento do evento no dia 10 de outubro (sexta-feira), em Santos. O CNIT aconteceu de 08 a 10 de outubro (quarta a sexta-feira), promovendo a integração e a transmissão de conhecimento entre especialistas, representantes do poder público e das comunidades portuária e acadêmica.

O evento com o tema “Educação para a Empregabilidade” ocorreu no contexto da modernização do setor portuário e da necessidade de qualificação de mão de obra. O congresso foi promovido pela Fundação do Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep), pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e pela Prefeitura Municipal de Santos.

A APS ficou em terceiro lugar no prêmio “Valorização de Práticas de Gestão de Pessoas nos Portos”, com o projeto de integração dos concursados que ingressaram na empresa nos últimos meses. Eles passaram por uma semana de integração, com acesso a profissionais que atuam na APS em áreas como negócios, meio ambiente e recursos humanos, entre outras. Além disso, houve dinâmicas que facilitaram a adaptação dos novos colaboradores.

As empresas premiadas:1º lugar – SCPAR Porto de Imbituba – Plano de Capacitação – Desenvolvimento Contínuo dos Trabalhadores do Porto de Imbituba; 2º lugar – Case Portonave – Programa Um Toque de Inclusão ; 3º lugar – Integra APS: conectando seu talento ao nosso futuro.

O prêmio é um reconhecimento das contribuições para o desenvolvimento humano e organizacional no setor portuário concedido pela Fundação Cenep e pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo – Regional Baixada Santista (ABRH-SP).

Durante o CNIT, também foi concedido pela Fundação Cenep e pela ABRH o prêmio “Amigos do Cenep”, que reconhece projetos e práticas de gestão de pessoas no setor portuário. Veja os três profissionais e as três empresas vencedoras:

Categoria Pessoa Jurídica: Ogmo Santos; BTP ; Eldorado.

Categoria Pessoa Física: Simone Farias (ex-Gerente Administrativa da Fundação Cenep); Marcelo Patrício (Santos Brasil) ; Bruno Pelochs Barbino (ex-Diretor de Administração e Finanças da Fundação Cenep e Gerente de Carreira e Capacitação da APS).

Outro destaque do último dia de evento foi a entrega de prêmios para os melhores artigos e e-pôsteres – modalidade em que os estudantes preparam conteúdo em formato de banners que não precisaram ser impressos, promovendo também a sustentabilidade.

Concorreram os trabalhos de estudantes de ensino técnico, graduação e pós-graduação. Foram premiados três artigos, três e-pôsteres de estudantes de nível técnico e três de graduação e pós-graduação.

Balanço — Caio Moretti, presidente da Fundação Cenep, destacou que o evento teve 2.100 inscrições, mais do que as últimas edições. —Foi um sucesso. O evento está se consolidando como uma oportunidade para que muitos alunos que estão desenvolvendo projetos na universidade possam validar seus trabalhos com empresas do porto e a Autoridade Portuária— disse.

O presidente do Cenep destacou também o bom nível dos trabalhos. Foram submetidos 154 trabalhos e, desses, 109 foram aprovados e expostos ao longo dos três dias. Professores de diversas universidades com titulação mínima de mestrado fizeram as avaliações.

Moretti afirmou ainda que o prêmio “Valorização de Práticas de Gestão de Pessoas nos Portos” ressalta o fator humano, tão importante para as empresas.

Autoridade Portuária de Santos — A Autoridade Portuária de Santos é uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos. É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passam aproximadamente 30% das trocas comerciais brasileiras. O complexo portuário está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 53 terminais, sendo 39 arrendamentos, 8 retroportuários e seis terminais de uso privado (TUPs), situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).