ABAV Expo 2025 reúne milhares de profissionais e discute soluções para o desenvolvimento sustentável do setor.
O primeiro dia de ABAV Expo 2025, nesta quarta-feira, dia 8 de outubro, foi repleto de salas de debates lotadas, rodadas de negócios concorridas e muita interação. O evento, no Riocentro, segue até o dia 10 de outubro (sexta-feira).
Com foco em ampliar parcerias e gerar novas oportunidades comerciais para o turismo nacional, a Rodada de Negócios do projeto Feel Brasil reuniu 40 empresas apoiadas pelo Sebrae — em sua maioria pequenos negócios, como agências de viagens, operadoras, hotéis e receptivos de diversas regiões do país — e 19 DMCs (Destination Management Companies) convidadas. Ao longo da tarde, foram realizadas 20 rodadas de negócios com duração de nove minutos cada, promovendo conexões estratégicas entre empreendedores brasileiros e operadores internacionais. Participaram empresas de destinos como Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazônia, Acre e regiões do Pantanal e do Cerrado.
A abertura contou com a presença de Rita Vasconcelos, conselheira administrativa da ABAV Nacional, Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de projetos do Sebrae Nacional, e Ana Paula Jacques, gerente de projetos da Embratur. Para Ana Clévia Guerreiro, o evento reforça o papel do projeto Feel Brasil como plataforma estratégica de internacionalização dos destinos brasileiros: “A nossa expectativa é que as empresas participantes concretizem negócios, ampliem parcerias com novos DMCs e que, ao final, tenhamos não apenas novos canais de comercialização, mas também a efetiva geração de negócios para as companhias que integram o Feel Brasil. Já temos depoimentos muito positivos sobre o impacto que o projeto vem gerando — as empresas que participam trazem sua experiência, mas ganham ainda mais visibilidade e competitividade a partir da vitrine que o programa oferece. Isso reflete diretamente no desempenho comercial, no fortalecimento dos destinos e no posicionamento mercadológico do Brasil no cenário internacional”, destacou.
No ABAV Talks sobre segurança no turismo, a palavra de ordem foi profissionalização. —Não podemos mais brincar com a vida e o dinheiro dos turistas —afirmou Dayanna Barbosa, presidente da ABAV MA. —É preciso buscar capacitação—. Ney Gonçalves, conselheiro da ABAV Nacional, reforçou que o agente de viagem tem que estar muito bem-informado sobre os produtos que oferece. —Ele tem que saber quem são seus parceiros—.
Luiz del Vigna diretor-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), ressaltou que a Austrália recebe o mesmo número de turistas estrangeiros que o Brasil, mas fatura sete vezes mais. —Isso deixa claro que temos que melhorar a qualidade de nossos produtos. Por exemplo, se alguém quiser comprar um pacote com passeios pelos parques nacionais do Sudeste não vai encontrar, pois não existe no mercado. E esse papel é nosso, da iniciativa privada—.
Com o tema “Rumo à COP30: a visão do setor turístico privado na América Latina”, o painel teve abertura de Ion Vilcu (ONU Turismo) e participação de Andréa Decálogo (FAEVYT), Otavio Steffano (Confederação do Comércio, Serviços e Turismo do México), Rita Vasconcelos (ABAV) e a presidente Ana Carolina Medeiros (ABAV). O painel foi mediado por Heitor Kadri (ONU Turismo). Foram abordadas perspectivas de cooperação internacional e as estratégias para potencializar a presença do Brasil nas Américas, destacando o papel da inovação e da sustentabilidade na retomada e no crescimento do turismo nacional. —Embora a ABAV tenha se incorporado à ONU Turismo há pouco tempo, a entidade tem sido fundamental. A participação da ABAV em Madrid recentemente foi essencial para articulação de estratégias de sucesso para o turismo —afirmou Ion.
Ion também falou da importância da interlocução da ONU Turismo com entidades privadas. —Somos uma plataforma de trocas de experiências, de boas práticas, extremamente valiosa para os governos do mundo, pois nos veem como uma fonte de projetos —ressalta. Ele apresentou, ainda, um panorama do crescimento do turismo internacional na América Latina. —Na COP30, o turismo deve se adaptar e contribuir ativamente para a agenda climática global e da proteção às comunidades. Nesse sentido, as agências são muito importantes nesse contexto dos preparativos para a conferência—pontua.
A anfitriã Ana Carolina Medeiros deu as boas-vindas e destacou a importância do debate. —Estamos muito engajados com a ONU Turismo e queremos expor cada vez mais o turismo brasileiro ao mundo. Me sinto muito honrada em fazer parte dessa entidade e sabemos que todas essas parcerias vão resultar em grandes melhorias para o setor— ressaltou.
No primeiro dia da feira, os 30 compradores internacionais receberam as boas-vindas e o Certificado do Brasil Travel Specialist de conclusão do curso de formação de assessores de viagem da ABAV Nacional na Arena Urca e, na parte da manhã, participaram da Rodada de Negócios e Conexão Internacional com 15 empreendedores do afroturismo. O encontro foi aberto com uma apresentação de Lawrence Phillips, CEO da Green Book Global, referência mundial no tema.
Na arena Ipanema, a vice-presidente da ABAV Nacional, Maria Conceição Junkes, apresentou a palestra Programa de Receptivo Nacional: como a ABAV pode ajudar seu destino. Um dos projetos de maior destaque é o Brasil Recebe cujo objetivo é impulsionar o turismo receptivo no país, fortalecendo os destinos brasileiros e qualificando os profissionais do setor.
O programa atua em três pilares — identificar, qualificar e promover. A executiva detalhou as ações: —Mapeamos as agências de viagens e empreendedores locais, oferecemos capacitação focada em marketing, comercialização e gestão, e estimulamos a participação em eventos e missões empresariais internacionais. Com apoio do Sesc e do Senac, o programa busca integrar os agentes do trade e ampliar a competitividade do Brasil no mercado turístico global—. Dessa forma, a ABAV Nacional reforça o papel como articuladora do desenvolvimento sustentável e integrado do turismo brasileiro.
Na abertura, mais cedo, a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, afirmou que o turismo brasileiro deve buscar construir empresas saudáveis, que se encaixem em um mundo que visa sustentabilidade e redução de diferenças. —Temos que pensar em ética em todos os elos da cadeia do turismo—. Outro ponto que ela destacou foi a valorização dos agentes de viagens. —Vocês não são somente emissores de passagens. O agente é muito mais, um profissional que estuda, se dedica e tem compromisso com o cliente final. Orgulhem-se do que vocês representam para o turismo brasileiro—. Medeiros ressaltou que a feira está cheia de oportunidades para o turismo nacional, com mais de 60 sessões de capacitação e presença de duas mil marcas e cerca de 100 compradores internacionais. —Preparamos essa feira com muito carinho, profissionalismo e dedicação. Temos a expectativa de bater todos os recordes—.
Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ, afirmou que o turismo é a mola propulsora do país, com grande capacidade de gerações de postos de trabalho e renda. —Nossa presença aqui reafirma o compromisso do Sistema Fecomércio RJ com o fortalecimento do turismo, um dos motores da economia fluminense. Este ano, graças ao trabalho de todo o trade e de instituições e autoridades do setor, o Rio de Janeiro está batendo recordes de visitantes. Não podemos mais falar em alta estação – agora o turismo está em alta ao longo do ano inteiro”. Queiroz disse que o Estado do Rio conta com uma grande diversidade em um território pequeno. “É possível ir da praia para a serra em poucas horas. Esse é uma das nossas orientações, que o turismo se espalhe por todo o território e leve benefícios para todos—.
Promovido pela ABAV Nacional, em parceria com o Sistema Fecomércio RJ, o evento deve reunir cerca de 42 mil visitantes e duas mil marcas expositoras em 437 estandes distribuídos pelos 40 mil m² contratados no Riocentro. Mais de 500 agentes de viagens convidados já confirmaram presença, consolidando a feira como a maior de turismo da América Latina e reforçando a posição estratégica do Brasil no cenário global do setor.
O evento conta com shuttles (ônibus circulares) gratuitos conectando a estação de metrô Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, ao Riocentro, retornando à estação. Outra novidade desta edição é que, pela primeira vez, o evento vai ter um circuito interno de transporte, que levará os visitantes aos dois pavilhões, além da área externa onde é possível acessar os ônibus circulares.
O Censo ABAV, que traça um perfil dos agentes de viagens, identificou que 70% das agências do Rio vendem prioritariamente turismo de lazer e 15% operam com o turismo receptivo. O Rio, segundo o levantamento, também se destaca por ter um mercado fiel: 90% das vendas vêm de clientes recorrentes. O tíquete médio no estado é 20% acima da média nacional. O Censo completo será apresentado durante a ABAV Expo.
O trade de turismo está presente com centenas de hotéis e resorts – incluindo 23 redes hoteleiras – operadoras e seguradoras de turismo, agentes de viagens e empresas de tecnologia e segurança, além da participação das doze maiores companhias aéreas, incluindo Azul, GOL, Air France KLM, JetSMART Airlines, LATAM/Delta, TAP Air Portugal, ITA Airways e South African Airways.
A edição deste ano trouxe muitas novidades e oportunidades de negócios, conhecimento e networking. Entre os destaques da programação estão o ABAV Exclusive, Sala VIP ABAV e Plaza Premium Lounge, ABAV Talks, ABAV Creators, ABAV Buyers Club e Rodada de Negócios.
Pela primeira vez, o turismo de luxo ganhou um espaço privilegiado, o ABAV Exclusive para receber compradores convidados do mercado de luxo no Brasil, que responde por 25% do segmento na América Latina e está em franca expansão com expectativa de crescimento de 7% neste ano.
A Sala Vip ABAV e Plaza Premium Lounge é um espaço exclusivo para presidentes ABAV, autoridades e convidados, com patrocínio do Plaza Premium Group.
Já o ABAV Talks conta com cinco arenas temáticas e mais de 60 sessões de conteúdo, oferecendo debates, palestras e oficinas práticas para agentes de viagens. A iniciativa promove o intercâmbio de conhecimento sobre tendências, ferramentas de venda e experiências turísticas inovadoras. Entre os temas abordados, estão inovação, diversidade, sustentabilidade, turismo regenerativo, tendências de mercado, afroturismo, turismo sênior, inclusão, gastronomia e destinos nacionais e internacionais.
Destino da ABAV Expo 2026 é anunciado — No fim da tarde desta quarta-feira (08), foi anunciado o próximo destino da ABAV Expo: São Paulo. O evento será realizado de 30 de setembro a 02 de outubro de 2026 na capital paulista. O anúncio foi feito pela presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, com a presença do secretário de Turismo de Estado de SP, Roberto de Lucena, e do secretário municipal de Turismo de São Paulo, Rui Alves.
Sesc RJ e Senac RJ terão protagonismo na ABAV Expo 2025 —O Sesc RJ e o Senac RJ têm papel de destaque na ABAV Expo 2025. Referências em promoção do turismo e na formação profissional, as instituições apresentarão um portfólio robusto de iniciativas que vão da hotelaria de excelência com impacto social, bistrôs que conectam gastronomia e cultura, roteiros acessíveis de Turismo Social, até cursos e capacitações voltados às demandas do setor. O estande do Sesc RJ tem 200 m², com mezanino de 202 m² para atividades de qualificação, e o Pavilhão 3 leva o nome da instituição, reforçando sua presença na feira.
Já o Senac RJ mostra sua atuação como protagonista em inovação e educação, com um portfólio de cursos acessíveis e muitas vezes gratuitos, desenvolvidos em parceria com governos e entidades, que formam profissionais preparados para as demandas atuais do turismo. O estande imersivo apresenta um ecossistema que une educação e inovação, inspirado na Cápsula – Centro de Inovação, hub de ideias e soluções.
A programação cultural é, também, um grande destaque nesta edição. A cerimônia de abertura contou com uma apresentação de Wagner Tiso e o primeiro dia de evento se encerra com uma programação tipicamente carioca: às 20 horas terá início o Baile Charme do Viaduto de Madureira, e logo depois, a partir das 21h30, será a apresentação da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.
O Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) está presente na ABAV Expo em dois momentos. Participará da ABAV Travel Tech, com ações de educação ambiental. No local, há uma exposição da árvore da sustentabilidade, com tecnologias verdes, e a apresentação das máquinas utilizadas em reciclagens de resíduos. Além disso, o diretor-executivo do IFeS, Vinicius Crespo, mediará, na ABAV Talks, um painel sobre a neutralidade de carbono e economia circular aplicadas ao turismo. | https://ABAVexpo.com.br/ABAV-talks.
. Também acompanhe o evento através de um clique no Banner ao lado neste Canal de Turismo de Negócios & Lazer no Portal e TV Fator Brasil.