tancagem-vibra

04/10/2025

Vibra cria Unidade de Negócio focada em Lubrificantes

Reorganização estratégica dá autonomia à área e impulsiona expansão no mercado de lubrificante.

A partir de 1º de novembro (sábado), a Vibra inicia uma nova Unidade de Negócio (BU) de Lubrificantes, com uma vice-presidência dedicada, e que terá como CEO Marcelo Bragança, atual vice-presidente executivo de Operações. À frente da nova Vice-presidência de lubrificantes, Bragança será responsável por impulsionar o crescimento do segmento, integrando sob sua liderança toda a cadeia de lubrificantes — da estratégia ao comercial — além da produção, que já estava sob sua condução na vice-presidência anterior.

—A criação da unidade de negócio abre para a Vibra uma oportunidade de dar ainda mais foco e autonomia à Lubrax, acelerando seu crescimento. Esse movimento agiliza decisões e gera espaço para crescer de forma robusta, combinando a tradição de uma marca líder com a energia de quem está sempre se reinventando— explica Bragança, o novo CEO Unidade de Lubrificantes.

O movimento reflete a importância do segmento de lubrificantes como uma das cinco avenidas de crescimento da Vibra, com foco em expandir a participação no mercado doméstico — que registrou crescimento de 6% nas vendas no segundo trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior — e ampliar e consolidar a presença na América Latina.

—Com a nova unidade de lubrificantes, damos um passo importante para acelerar o crescimento e ampliar a geração de valor sustentável para clientes, parceiros e acionistas —afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

Outras movimentações —A movimentação de Bragança permite que Daniel Drumond, até então diretor de Planejamento Integrado, assuma como novo vice-presidente de Operações da Vibra. O executivo está na companhia desde 2009 quando começou como engenheiro e tem mais de 16 anos de experiência em logística, gestão da cadeia de suprimentos e projetos de otimização de redes e transportes, além de visão de futuro pautada por tecnologia, sustentabilidade e governança.

Outra mudança diz respeito a Clarissa Sadock, que passa a atuar como Vice-Presidente não estatutária da Vibra e CEO da Comerc Energia, com foco ampliado nessa importante avenida de crescimento da companhia.

Vibra — Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra é hoje uma plataforma multienergia que oferece soluções além dos combustíveis tradicionais, atendendo às necessidades energéticas de seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. Nos últimos anos foram investidos mais de R$ 7 bilhões em projetos de transição energética, visando um portfólio de soluções renováveis e descarbonização. Fazem parte do ecossistema da Vibra a Comerc, a Evolua e a EzVolt.

No mercado automotivo, a Vibra detém a licença da marca Petrobras, operando uma rede com cerca de 8 mil postos de combustíveis em todo o país, incluindo as franquias BR Mania e Lubrax+. Com presença em todas as regiões, atende mais de 30 milhões de consumidores por mês e detém 31% de participação no mercado de postos embandeirados. A empresa também abastece mais de 10,4 mil clientes em 30 mil pontos de consumo, em setores como aviação, transporte, indústria, mineração, químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, é responsável pelo abastecimento de 6 em cada 10 aeronaves, em mais de 90 aeroportos. Referência em lubrificantes, a Vibra possui a maior planta da América Latina e é reconhecida nacionalmente pela marca Lubrax. Como parte de sua estratégia ESG, a empresa incorporou o combate à violência sexual de crianças e adolescentes como uma causa prioritária, consolidando esse compromisso como um dos pilares da sua atuação.