bruno-issa

04/10/2025

Consequências do shutdown do governo americano, comenta InvestSmart

O sales de Renda Variável do escritório, Bruno Issa, comentou sobre o mercado dos EUA sem Payroll e as consequências do shutdown do governo americano.

— Uma das consequências do shutdown do Governo americano é a suspensão de serviços considerados não essenciais. Naturalmente, o conceito de não essencial é relacionado tomando como base o consumidor americano, porque, quando pensamos no mercado financeiro, ainda mais no momento atual em que temos o mandato de máxima empregabilidade do FED sendo o principal gatilho de direcionamento dos mercados, os dados do Payroll divulgados pela BLS (Bureau of Labor Statistics) passam a ser essenciais para o investidor.

Na ausência do dado da BLS, o mercado tem olhado para indicadores privados do mercado de trabalho como o ADP e o Challenger, que são menos confiáveis, mas que vem ganhando importância em virtude da paralisação do Governo americano e podem ser o principal direcionamento que o FOMC terá na próxima reunião acerca da saúde do mercado de trabalho para tomar uma decisão.

Tanto o ADP como o Challenger divulgados nesta semana reforçaram a tese de um mercado de trabalho mais fraco nos EUA, o que elevou para 97% a aposta do mercado em um corte de juros de 25bps na próxima decisão do FOMC— conclui Bruno Issa, sales de Renda Variável da InvestSmart XP.