A plataforma foi rebocada até a locação com a tripulação a bordo, o que irá permitir antecipar o início da produção e aumentar a confiabilidade de sua operação ao longo da partida. O FPSO P-78 é a sétima unidade prevista para instalação no Campo e vai se somar às outras seis plataformas em operação no Campo: FPSOs P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré. A P-78 possui capacidade de produção de 180 mil barris de óleo, além de comprimir 7,2 milhões de metros cúbicos de gás diários.
Após a saída do estaleiro Benoi, em Singapura, em 13 de julho (domingo), o FPSO P-78 chegou no 30 de setembro (terça-feira), ao Campo de Búzios, no Pré-sal da Bacia de Santos, onde será interligado aos poços para, em breve, iniciar a produção.
O Campo de Búzios está localizado em águas ultra profundas da Bacia de Santos (profundidade de até 2.100 metros), a 180 quilômetros da Costa do estado do Rio de Janeiro. O projeto Búzios 6 conta com 13 poços, sendo seis produtores (com dois conversíveis a injetores), seis injetores WAG e um injetor de gás. A unidade será interligada com dutos rígidos de produção, injeção e exportação de gás e dutos flexíveis para as linhas de serviço e de gás lift.
O FPSO P-78 é a sétima unidade prevista para instalação no Campo e vai se somar às outras seis plataformas em operação no Campo: FPSOs P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré. A P-78 possui capacidade de produção de 180 mil barris de óleo, além de comprimir 7,2 milhões de metros cúbicos de gás diários.
O uso da estratégia de navegação com a tripulação a bordo permitirá antecipar o início da produção em cerca de duas semanas em relação ao modelo tradicional de parada em águas abrigadas. O transporte na condição tripulada permite que diversos sistemas complexos do FPSO sejam mantidos em condição operacional, a continuidade do processo de comissionamento e o treinamento das equipes nesses sistemas, diminuindo o tempo total entre a chegada na locação final e o início da produção de petróleo. Após a chegada e antes de entrar em operação, será realizado o serviço de ancoragem e de interligação da plataforma com os poços produtores de petróleo, o que deverá levar aproximadamente dois meses.
A construção do casco foi realizada em estaleiros nas cidades Yantai e Hayang, na China, e em Ulsan, na Coreia do Sul, onde também foi realizada a integração dos blocos. Em seguida o FPSO foi transportado para estaleiro em Singapura, no qual foi realizada a integração e comissionamento dos módulos de topside, construídos no Brasil —Estaleiro Seatrium Angra dos Reis, ‘antigo Brasfels’—, China e Singapura.
—A P-78 se junta às demais unidades produtoras para incrementar ainda mais a produção do Campo de Búzios, que já superou a produção diária de 900 mil barris de petróleo— disse a diretora de Exploração e Produção, Sylvia Anjos.
Para a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Renata Baruzzi, —o cumprimento do cronograma previsto para a conclusão da plataforma reforça a importância do gerenciamento integrado de nossos projetos—.