A cadeia do couro e da moda teve dias intensos em Milão, na Itália. A cidade sediou uma série de atividades ligadas às indústrias de fornecimento de tecnologia, materiais e produtos finais, incluindo as feiras Simac Tanning Tech e Lineapelle. Para os seis curtumes brasileiros expositores da Lineapelle, há uma projeção de negócios de R$ 58 milhões para os próximos 12 meses após a semana em Milão.
A participação dos couros do Brasil na Lineapelle teve o apoio do projeto Brazilian Leather, uma parceria do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para o incentivo às vendas de couro brasileiro no mercado internacional.
Compradores em especial da Itália, mas também da China, Reino Unido, Alemanha, França e Estados Unidos, foram os principais visitantes dos espaços brasileiros na Lineapelle. Curtumes brasileiros na feira: Bolzano, Fuga Couros, Courovale, Nova Kaeru, OCM Best Brasil e Couro e Arte.
A esfera técnica teve excelentes resultados com a missão com associados ao CICB à Simac Tanning Tech. A viagem ocorreu a convite de ITA (Italian Trade Agency, órgão do governo da Itália, ligado à promoção de negócios) e Assomac (a associação italiana de fabricantes de tecnologia para calçados, artigos de couro e curtume), por articulação do CICB. O grupo reportou o intercâmbio de experiências profissionais com colegas do mundo inteiro e o conhecimento sobre as mais novas tecnologias para o setor como alguns dos atributos da viagem.
Como destaca Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB, uma série de atividades ligadas à defesa de interesses do setor também foi realizada na semana em Milão. Houve a participação em eventos que trataram do regulamento anti-desmatamento da União Europeia (EUDR), além de encontros institucionais e nas atividades do International Council of Tanners (ICT), a entidade mundial de representação do couro.
O Brazilian Leather — Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. | www.brazilianleather.com.br