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30/09/2025

Temperatura, rota e equipamento: como evitar perdas no transporte internacional de líquidos

De produtos químicos a bebidas, óleos e soluções industriais, cada tipo de líquido exige um equipamento específico, avaliação técnica rigorosa e rastreamento detalhado para garantir segurança e conformidade nas operações globais.

Processos interrompidos, clientes insatisfeitos e contratos comprometidos. Quando uma carga líquida chega imprópria para consumo ou uso, o prejuízo vai muito além do valor do produto perdido. No transporte internacional de líquidos, os produtos enfrentam longos períodos em trânsito e diversos fatores podem afetar a integridade da mercadoria, como temperatura, manuseio, embalagem, proteção contra contaminação, entre outros. Mas o primeiro passo para evitar perdas é entender exatamente o que será transportado.

—Não existe uma solução única para líquidos. Cada produto tem suas exigências e riscos. Por isso, entender a carga, escolher o equipamento certo e planejar toda a rota é o que garante a integridade do produto até o destino final —explica Evelin Schneider, supervisora de compras da Next Shipping, empresa de logística especializada nesse tipo de carga.

A partir daí, é possível definir o tipo de equipamento mais adequado. Hoje, as principais alternativas de transporte de líquidos são os flexitanks (ou flexibags), os Isotanks e os IBC’s. Cada um com características próprias, aplicações distintas e níveis diferentes de exigência técnica. Os flexitanks são bolsas plásticas resistentes usadas dentro de contêineres de 20 pés. São indicadas para produtos não perigosos, como óleos vegetais e bebidas, e oferecem menor custo, embora tenham limitações: apesar de mais acessíveis, exigem atenção rigorosa ao manuseio para evitar vazamentos e não são reutilizáveis.

Os IBC’s (Intermediate Bulk Containers) são galões plásticos de até mil litros, indicados para volumes menores e operações fracionadas. Podem ser acondicionados em contêineres padrão, mas também requerem verificação de compatibilidade química e segurança no empilhamento. Em escala industrial, o transporte é feito por navios-tanque, especialmente para produtos como combustíveis, derivados de petróleo e químicos líquidos a granel.

Já os Isotanks são tanques cilíndricos de aço inoxidável com estrutura reforçada e reutilizável, que funcionam como o próprio contêiner. “Quando falamos de Isotanks, estamos falando de uma solução pensada para transporte técnico, de produtos que exigem controle térmico, rastreabilidade e proteção contra contaminação cruzada. Eles são ideais para operações recorrentes, pois, além de mais seguros, tornam o processo mais padronizado e eficiente. Da mesma forma, servem para produtos com alto valor agregado ou para quando o tanque também será usado como unidade de armazenagem na planta do importador”, explica Schneider.

A escolha entre essas modalidades não depende apenas do tipo de produto, mas de uma série de variáveis técnicas. Essa análise começa com o MSDS (Material Safety Data Sheet), um documento internacional que reúne informações como composição, riscos, densidade, compatibilidade química, inflamabilidade e instruções de transporte. Mas o transporte internacional de líquidos ainda precisa considerar outras situações. Além da escolha do equipamento, a disponibilidade nas rotas é um desafio constante. O desequilíbrio entre importações e exportações pode gerar custos de reposicionamento e impactar prazos. Normas internacionais de segurança também precisam ser cumpridas, especialmente para produtos classificados como perigosos.

Para reduzir riscos e garantir que o produto chegue no estado ideal, a Next Shipping atua como parceira estratégica, coordenando a operação logística do início ao fim. Isso inclui suporte técnico na escolha do equipamento, planejamento de embarques regulares, monitoramento de temperatura, inspeção de estufagem e apoio em processos alfandegários. A empresa trabalha com fornecedores internacionais especializados e processos alinhados a normas ISO, garantindo segurança e rastreabilidade.

—Temos uma rede especializada em transporte de líquidos. Contamos com fornecedores internacionais especialistas em transporte de líquidos, com know-how técnico e processos que seguem as normas ISO, com quem temos uma relação de confiança construída ao longo de anos. Isso nos permite oferecer soluções sob medida e garantir a integridade da carga durante todo o percurso— destaca a supervisora.

Reconhecida pelo GPTW Brasil como a melhor empresa para se trabalhar no setor de Óleo e Gás, a Next também fortalece sua atuação por meio de parcerias estratégicas com empresas especializadas em revestimentos internos de tanques. Essa iniciativa contribui para ampliar a durabilidade das estruturas e reduzir os riscos de contaminação. —Não basta saber embarcar. É preciso dominar a legislação, ter acesso a equipamentos adequados e acompanhar cada detalhe. É esse tipo de olhar que faz a diferença para quem precisa importar ou exportar líquidos— conclui Schneider.

Next Shipping — Sediada em Itajaí, Santa Catarina, a Next Shipping é uma empresa de logística internacional que, em apenas sete anos, se consolidou como líder no setor, oferecendo soluções inovadoras em transporte marítimo, aéreo, projetos especiais, seguro internacional e logística integrada. Com um compromisso inabalável com a gestão de pessoas, a empresa já acumula mais de 20 prêmios e é a companhia brasileira de comércio exterior mais premiada por suas ações internas. Sua trajetória de sucesso é construída sobre a premissa de que, para alcançar resultados excepcionais, é necessário primeiro cuidar das pessoas.