Mas 77% das empresas ainda investem até 2% do orçamento. Pesquisa Panorama 2026 da Amcham & Humanizadas revela que a maioria das companhias não consegue transformar discurso em impacto real; Amcham lança Hub de IA para apoiar jornada de competitividade.
A Amcham Brasil, em parceria com a Humanizadas, lançou no dia 25 de setembro (quinta-feira) a pesquisa Panorama 2026, que ouviu 629 executivos de médias e grandes empresas, representando mais de 592 mil colaboradores. O estudo revela que, embora a Inteligência Artificial (IA) tenha se consolidado como prioridade número um para 2026, 77% das companhias ainda investem até 2% de seu orçamento na tecnologia. Como consequência, 61% dos líderes afirmam não ter percebido impacto relevante nos resultados.
—O Panorama 2026 revela um paradoxo claro: a Inteligência Artificial é a prioridade número um das empresas no Brasil, mas o investimento ainda não acompanha o discurso. A empresa que não investir nem aprender a criar modelos e processos a partir das oportunidades tecnológicas que a IA oferece desde já abrirão uma lacuna que poderá inviabilizar a competitividade do seu negócio—afirma Marcelo Rodrigues, diretor-executivo de Inovação e Novos Negócios da Amcham Brasil.
Desafios vão além da tecnologia — A pesquisa mostra que o avanço da IA esbarra menos em acesso técnico e mais em fatores humanos e organizacionais. Entre os principais obstáculos citados pelos executivos estão: execução da estratégia, cultura resistente à mudança, lideranças despreparadas, qualidade dos dados internos e falta de capacitação das equipes.
—Os maiores desafios para o avanço das empresas brasileiras não são apenas tecnológicos, mas humanos e organizacionais. A dificuldade em executar a estratégia, a resistência cultural e a falta de liderança preparada superam, inclusive, as limitações de acesso à tecnologia —destaca Rodrigues.
O futuro da competitividade — Para o diretor da Amcham, a competitividade não será definida apenas por quem adotar mais IA, mas por quem conseguir integrá-la de forma estratégica e transversal: —Fazer igual com uma camada de inteligência artificial será insuficiente. A vantagem competitiva nos próximos anos virá de quem souber combinar tecnologia, dados, liderança e cultura organizacional. Empresas que organizarem seus dados, redefinirem modelos de gestão a partir da tecnologia e aplicarem IA em seus nichos terão saltos de produtividade que não serão possíveis para quem ficar para trás—.
Amcham lança Hub de IA — Como resposta prática aos resultados da pesquisa, a Amcham anuncia o lançamento do Hub de Inteligência Artificial, iniciativa que terá três frentes de atuação: Capacitação executiva — camps e masterclasses internacionais; Troca de melhores práticas — relatórios, webinars e comunidade de líderes; Projetos colaborativos – conexão entre empresas, startups e universidades.
—O Hub de IA é a resposta prática que a Amcham oferece para transformar dados em ação. Queremos apoiar empresas em todos os estágios de maturidade, desde quem está começando até quem já busca escala global — completa Rodrigues.