riocentro-aerea

26/09/2025

ABAV Expo 2025 transforma o Rio de Janeiro em capital do turismo da América Latina

Evento, que proporcionará oportunidade única de conexões, capacitação e experiência, foi apresentado durante coletiva de imprensa.

O presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, e a diretora executiva da ABAV Expo, Jerusa Hara, apresentaram, no dia 15 de setembro (quinta-feira), na sede da Fecomércio RJ, as novidades da ABAV Expo 2025, que será realizada entre os dias 08 e 10 de outubro (quarta a sexta-feira), no Riocentro, no Rio de Janeiro (Av. Salvador Allende, 6555 – Barra Olímpica). O evento contou com a presença da representante da ABAV-RJ, Cristina Frisch, da diretora regional do Sesc RJ, Regina Pinho, do diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro, da titular da DEAT, delegada Patrícia Alemany, e de autoridades como a secretária municipal de Turismo, Daniela Maia, que representou a Prefeitura do Rio.

Após o sucesso da edição de 2023, que impactou em R$ 54 milhões a economia do Estado e influenciou a escolha do destino para 74% dos visitantes de fora da cidade, a ABAV Expo 2025 retorna ao Rio de Janeiro.

Promovido pela ABAV Nacional, em parceria com o Sistema Fecomércio RJ, o evento deve reunir cerca de 42 mil visitantes e duas mil marcas expositoras em 437 estandes distribuídos pelos 40 mil metros quadrados contratados no Riocentro. Mais de 500 agentes de viagens convidados já confirmaram presença, consolidando a feira como a maior de turismo da América Latina e reforçando a posição estratégica do Brasil no cenário global do setor.

Durante a coletiva, o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, falou sobre as ações do Sesc RJ e Senac RJ na feira e anunciou dados de uma pesquisa feita com 1.082 turistas que será apresentada integralmente na ABAV Expo.

A sondagem mostra que 29,9% dos turistas internacionais vêm do Chile, Colômbia e Argentina, enquanto 8,4% são dos Estados Unidos e 8,3% da França. Entre os brasileiros, os paulistas (26%) se destacam como os que mais visitam a capital. A pesquisa, feita entre os dias 18 e 29 de agosto, também revela que 76,7% dos visitantes estrangeiros estavam no Rio pela primeira vez. Além disso, o levantamento aborda os hotéis sustentáveis e outras cidades do estado visitadas fora da capital, com destaque para Búzios, na Região dos Lagos.

—Nossa presença na ABAV Expo 2025 reafirma o compromisso do Sistema Fecomércio RJ com o fortalecimento do turismo, um dos motores da economia fluminense. Seguiremos investindo para oferecer experiências de qualidade ao público, capacitação aos profissionais e desenvolvimento para o estado do Rio de Janeiro — afirma Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.

Para a secretária municipal de Turismo da cidade do Rio de Janeiro, Daniela Maia, os resultados só comprovam que o turismo é um setor estratégico.

— É com grande alegria que recebemos a ABAV Expo 2025, a maior feira de turismo da América Latina, nesse momento em que o Rio se consolida como destino de grandes eventos e os resultados se multiplicam: nossa projeção de crescimento para este ano é de 20%, com atração de 13,3 milhões de turistas e movimentação de R$ 27,9 bilhões; e já em agosto a movimentação turística internacional ultrapassou em 0,8% o total do ano passado, com 1,5 milhão de visitantes estrangeiros. Sediar a ABAV Expo é afirmar o Rio como um destino global de negócios, lazer e hospitalidade, capaz de atrair visitantes de todo o Brasil e de diversos países— ressaltou a secretária.

O evento movimenta fortemente a hotelaria da cidade. De acordo com levantamento da ABIH-RJ, a taxa de ocupação, entre os dias 08 e 10 de outubro(quarta a sexta-feira), está em 75,90% e alguns hotéis da Barra da Tijuca, já chegam a 100%.

A poucas semanas do evento, os interessados ainda têm a chance de participar se inscrevendo nas diversas categorias: agente de viagens, guia de turismo, empresas do trade, imprensa, assessores de imprensa dos expositores e criadores de conteúdo. O credenciamento deve ser feito pelo endereço: https://ABAVexpo.com.br/inscricoes.

Shuttles — O evento contará com shuttles ida e volta (ônibus circulares) gratuitos conectando a estação de metrô Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, ao Riocentro. Dia 08 de outubro (quarta-feira), na cerimônia de abertura, sai às 9 horas do metrô, e retorna às 23 horas, na saída do show de abertura. Nos dias 09 e 10 de outubro, das 12h30 às 21 horas. Outra novidade desta edição é que pela primeira vez o evento vai ter um circuito interno de transporte, que levará os visitantes aos dois pavilhões, além da área externa onde é possível acessar os ônibus circulares.

No Centro de Convenções, os participantes terão à disposição o serviço de carrinhos com paradas de embarque e desembarque sinalizadas no circuito.

Na coletiva, foi anunciado o Censo ABAV, que traça um perfil dos agentes de viagens. De acordo com o levantamento, 70% das agências do Rio vendem prioritariamente turismo de lazer e 15% operam com o turismo receptivo. O Rio, segundo o levantamento, também se destaca por ter um mercado fiel: 90% das vendas vêm de clientes recorrentes. O tíquete médio no estado é 20% acima da média nacional. O Censo completo será apresentado durante a ABAV Expo.

Sesc RJ e Senac RJ terão protagonismo na ABAV Expo 2025 — O Sesc RJ e o Senac RJ terão papel de destaque na ABAV Expo 2025, que acontece de 08 a 10 de outubro (quarta a sexta-feira), no Riocentro. Referências em promoção do turismo e na formação profissional, as instituições apresentarão um portfólio robusto de iniciativas que vão da hotelaria de excelência com impacto social, bistrôs que conectam gastronomia e cultura, roteiros acessíveis de Turismo Social, até cursos e capacitações voltados às demandas do setor. O estande do Sesc RJ terá 200 metros quadrados, com mezanino de 202 metros quadrados para atividades de qualificação, e o Pavilhão 3 levará o naming da instituição, reforçando sua presença na feira.

Já o Senac RJ mostrará sua atuação como protagonista em inovação e educação, com um portfólio de cursos acessíveis e muitas vezes gratuitos, desenvolvidos em parceria com governos e entidades, que formam profissionais preparados para as demandas atuais do turismo. O estande será imersivo e apresentará um ecossistema que une educação e inovação, inspirado na Cápsula — Centro de Inovação, hub de ideias e soluções.

A programação cultural será outro destaque da edição. A cerimônia de abertura contará com uma apresentação de Wagner Tiso e os tradicionais show da Mangueira e Baile Charme de Madureira.

O Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) estará presente na ABAV Expo em dois momentos. Participará da ABAV Travel Tech, com ações de educação ambiental. No local, haverá uma exposição da árvore da sustentabilidade, com tecnologias verdes, e a apresentação das máquinas utilizadas em reciclagens de resíduos. Além disso, o diretor-executivo do IFeS, Vinicius Crespo, mediará, na ABAV Talks, um painel sobre a neutralidade de carbono e economia circular aplicadas ao turismo.

ABAV Expo 2025 em detalhes — A abertura oficial para convidados será realizada no dia 08 de outubro (quarta-feira), às 10 horas, no anfiteatro do Riocentro, com a presença de autoridades públicas e expoentes do setor de turismo e hotelaria. Fechando o primeiro dia duas grandes surpresas: às 20 horas terá início o Baile Charme do Viaduto de Madureira, e logo depois, a partir das 21h30, será a apresentação da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira com 25 integrantes, entre percussionistas e passistas.

Além das atividades no Centro de Convenções, estão previstas ações paralelas em pontos turísticos famosos da cidade, como o Cristo Redentor, no Corcovado, e o Roxy Dinner, em Copacabana, proporcionando experiências memoráveis aos participantes.

—A ABAV Expo é muito mais do que uma feira: é um ponto de encontro estratégico para toda a cadeia do turismo. Em 2025, queremos reforçar o papel do Brasil como protagonista no cenário internacional, conectando marcas, destinos e profissionais em um ambiente inovador, sustentável e inspirador. O Rio de Janeiro nos acolhe novamente com sua energia única, e estamos preparados para entregar uma edição ainda mais grandiosa e repleta de experiências. O Rio de Janeiro é sinônimo de turismo —afirma Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional.

O trade de turismo vai comparecer em peso já com a confirmação de centenas de hotéis e resorts — incluindo 23 redes hoteleiras — operadoras e seguradoras de turismo, agentes de viagens e empresas de tecnologia e segurança, além da participação das dez maiores companhias aéreas, incluindo Azul, GOL, Air France KLM, JetSMART Airlines, Latam/Delta, TAP Air Portugal, ITA Airways e South African Airways.

A edição deste ano trará muitas novidades e oportunidades de negócios, conhecimento e networking. Entre os destaques da programação estão o ABAV Exclusive, Lounge Vip ABAV, ABAV Talks, ABAV Creators, ABAV Buyers Club e Rodada de Negócios.

Pela primeira vez, o turismo de luxo terá um espaço privilegiado, o ABAV Exclusive para receber compradores convidados do mercado de luxo no Brasil, que responde por 25% do segmento na América Latina e está em franca expansão com expectativa de crescimento de 7% neste ano.

A Sala Vip ABAV e Plaza Premium Lounge é um espaço exclusivo para presidentes ABAV, autoridades e convidados, com patrocínio do Plaza Premium Group.

Já o ABAV Talks contará com cinco arenas temáticas e mais de 60 sessões de conteúdo, oferecendo debates, palestras e oficinas práticas para agentes de viagens. A iniciativa promove o intercâmbio de conhecimento sobre tendências, ferramentas de venda e experiências turísticas inovadoras. Entre os temas abordados, estão inovação, diversidade, sustentabilidade, turismo regenerativo, tendências de mercado, afroturismo, turismo sênior, inclusão, gastronomia e destinos nacionais e internacionais.

Palestras, painéis e apresentações no ABAV Talks — No primeiro dia 08 de outubro (quarta-feira), uma verdadeira aula sobre tributos e administração será apresentada no painel Responsabilidade, Tributação, Remessas e Regulamentação da Profissão: o atual cenário das agências, que contará com as presenças de Artur Luiz Andrade, editor-chefe e CCO do Panrotas; Fabiano Camargo, presidente do Conselho de Administração da Braztoa, Mário Franco, conselheiro de Administração do CLIA Brasil e Marcelo Oliveira, assessor jurídico da ABAV Nacional e Abracorp, na Arena Arpoador, às 18 horas.

Outras apresentações em destaque no dia 08 (quarta-feira) são: Segurança no turismo de aventura com representantes de ABAV e Abeta, às 16 horas, e Protagonismo feminino: da inspiração à ação” — ABAV, Sebrae, MTur, SESC RJ e APVPESP, às 18 horas.

No dia 09 (quinta-feira), outros destaques são duas palestras paralelas: Japão e Tendências e dados do setor, às 15 horas

No último dia 10 (sexta-feira), será a vez dos painéis Programa Brasil Recebe, às 14 horas, e Pergunte à ABAV: Tire suas dúvidas sobre leis e mercado, às 15 horas. | Programação completa está disponível em: https://ABAVexpo.com.br/ABAV-talks

ABAV Buyers Club leva compradores a Búzios — Realizado com o apoio da Embratur, o Buyers Club é um dos grandes destaques da ABAV Expo 2025 e reforça o papel estratégico do Brasil no cenário global de turismo. A iniciativa reunirá 30 compradores internacionais de 15 países — entre eles Canadá, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália, França, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e México — em uma agenda voltada para ampliar negócios e consolidar o Brasil como um destino turístico competitivo.

A programação começa antes mesmo da feira com um pré-famtour em Búzios, parceria realizada com o Conselho de Turismo da Região Costa do Sol (Condetur), e o Búzios Convention & Visitors Bureau.

Durante a ABAV Expo 2025, os compradores internacionais terão acesso a uma agenda exclusiva de reuniões com expositores e DMCs convidadas pelo programa, potencializando a geração de negócios e parcerias estratégicas para diferentes destinos e empresas brasileiras.

ABAV Creators aproxima turismo e mídias digitais — O novo projeto ABAV Creators foi criado com intuito de realizar a aproximação institucional do agenciamento de viagens com o marketing de influência, por meio das mídias digitais. Os ABAV Creators se complementam ao trabalho fundamental do jornalismo especializado em turismo, que, por sua vez, completam a atuação do agente de viagens, focado na venda de produtos e serviços turísticos. O time de creators tem a curadoria de Thiago Paes (@paespelomundo).

Jornada Turismo 2030 — Iniciada em 2024 pela ABAV com a websérie “Passaporte para o Futuro”, a Jornada Turismo 2030 estará na ABAV Talks, no dia 09, com painéis dedicados à agenda climática. O encontro reunirá especialistas e lideranças para debater o futuro do turismo sustentável e inspirar novos modelos de desenvolvimento. São eles:

15h – 15h45 | COP30 – O que está em jogo para o Brasil?

16h – 16h45 | Eco+ – Turismo, Carbono e Circularidade. Neutralidade de carbono e economia circular aplicadas ao turismo: empresas aéreas, eventos e certificações sustentáveis.

17h – 17h45 | Águas+ – Turismo nas Zonas Costeiras e Regeneração Marinha. Gestão de fluxos turísticos em praias, rios e lagoas. Iniciativas de regeneração ambiental e turismo-cidadão em áreas marinhas protegidas.

18h – 18h45 | Cultura+ – Patrimônio, Música e Identidade. Como o turismo pode valorizar expressões culturais e identitárias sem padronizar ou descaracterizar saberes locais?

ABAV Expo 2025 em números: 26 Unidades da Federação; 29 Municípios; 13 Destinos Internacionais (12 países e 1 região) – Destaques para Japão, China, Cuba e Costa Rica; 25 DMCs e representações; 23 redes hoteleiras (Redes Iberostar, Bristol, Atlantica Hotels, Blue Tree, Intercity, Othon, entre outras); 11 companhias aéreas (Azul, Gol, Airfrance, KLM, Latam, Delta, Tap, Jetsmart, Intercaribbean Airways, South African Airways e ITA Airways); 9 seguradoras (Universal Assistance, Coris, Assist Card, Intermac, Affinity Seguros, Europ Assistance, GTA, Ifaseg e Omint); 54 operadoras e consolidadoras (35 na área das operadoras e 19 com área livre); 26 empresas de tecnologia (13 na ABAV TravelTech e 13 com área própria).

ABAV Nacional — A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953 e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País.

A ABAV é membro afiliado da ONU Turismo desde 2024, membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação, além de integrar o WTAAA – World Travel Agencies Association Alliance e o Folatur – Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global e fortalecendo seu papel como referência no turismo internacional.

Sesc RJ e Senac RJ apresentam ABAV Expo 2025 — Uma imagem contendo Ícone O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

A ABAV Nacional organiza anualmente a ABAV Expo, a maior feira do agente de viagem da América Latina. O evento reúne profissionais do setor do mundo todo e é considerado vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações, além de destinos, equipamentos e fornecedores. A edição de 2025 é apresentada por Sesc RJ e Senac RJ e acontece no Riocentro (Rio de Janeiro), de 8 a 10 de outubro. O evento deve reunir 2 mil marcas expositoras e receber cerca de 42 mil visitantes.

. Mais detalhes, e acompanhar o evento clique ao lado neste Canal Turismo & Negócios. E ainda no www.ABAVexpo.com.br.

Fecomércio RJ — Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 392 mil estabelecimentos, que respondem em torno de 60% da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.