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24/09/2025

Primeiras embarcações a hidrogênio do mundo contarão com tecnologia da GWM

GWM reforça seu protagonismo na transição energética global com tecnologia para utilização do hidrogênio em embarcações. Projeto será apresentado oficialmente na COP30, em Belém-PA, após prévia no São Paulo Boat Show.

As primeiras embarcações 100% a hidrogênio verde serão apresentadas oficialmente na COP30, em Belém-PA, fruto da colaboração entre o grupo Náutica, JAQ, Itaipu Parquetec e GWM.

A iniciativa pioneira tem como diferencial a tecnologia da GWM Hidrogênio FTXT, braço de inovação limpa da GWM, que fornecerá as soluções necessárias para a utilização do hidrogênio nas embarcações H1 e H2. O projeto representa um avanço essencial no compromisso da marca com a descarbonização e com a construção de soluções reais para a mobilidade sustentável em escala global.

Durante a COP30, o Explorer H1, primeira embarcação produzida pela JAQ, ficará atracado em uma ilha flutuante artificial montada pelo Grupo Náutica em Belém, e funcionará como vitrine da inovação brasileira. Neste primeiro momento, toda a hotelaria da embarcação, incluindo a iluminação, climatização, cozinha, lavanderia e sistemas de entretenimento, será alimentada exclusivamente por hidrogênio, garantindo zero emissão de carbono durante o evento.

Além da experiência imersiva a bordo, o espaço contará com um auditório para até 50 convidados, reforçando o caráter científico, educativo e institucional da iniciativa.

—Esse projeto demonstra como a tecnologia de hidrogênio deve ser um pilar da transição energética em diferentes modais. A COP30 será a oportunidade perfeita para mostrar que o Brasil e a GWM Hidrogênio FTXT podem liderar essa transformação —afirma Davi Lopes, Head da GWM Hidrogênio FTXT.

O Explorer H1 é a primeira fase do plano: já no início do próximo ano, a embarcação ganhará propulsão híbrida com hidrogênio, e, em 2027, entrará em operação o Explorer H2, a segunda embarcação do projeto, com produção própria de H₂ a bordo, tornando o sistema completamente autossuficiente.

—Estamos mostrando que a indústria náutica pode ser parte da solução. Em novembro, na COP30, vamos entregar a primeira fase, que já funciona com hidrogênio verde em toda a sua hotelaria. Em janeiro, daremos o próximo passo com os motores híbridos, capazes de reduzir em 80% as emissões. E, em 2027, com o Explorer H2, será possível produzir hidrogênio a bordo, garantindo uma navegação totalmente autossustentável. Nosso objetivo é cuidar dos biomas, navegar sem poluir e mostrar que o Brasil está preparado para liderar essa transformação— destacou Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e do Projeto JAQ Hidrogênio.

—Para nós, o Projeto JAQ Hidrogênio vai muito além da inovação tecnológica. Além dos grandes parceiros estratégicos já envolvidos na solução energética, fazemos questão de selecionar fornecedores que compartilhem do nosso compromisso com a sustentabilidade — desde a origem dos materiais até a redução efetiva das emissões de carbono. Cada escolha é pensada para somar à missão de descarbonização, garantindo que o projeto seja, em todas as etapas, um exemplo de responsabilidade ambiental e de inovação para o futuro da navegação —explica Louise Pimentel, coordenadora -geral do Projeto JAQ Hidrogênio

—A participação da GWM neste projeto mostra como a companhia está pronta para contribuir com soluções sustentáveis na prática e, em diferentes setores da mobilidade. A COP30 será um palco global para mostrar o potencial transformador do hidrogênio verde —afirma Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM.

Com esse projeto, a GWM reforça seu papel estratégico na transição energética global, alinhada às metas da ONU e da Unesco, posicionando o Brasil à frente da inovação em combustíveis limpos.