A PortosRio marcou presença em duas importantes ações de limpeza ambiental realizadas nos dias 19 e 21 de setembro (sexta a domingo), em celebração ao World Cleanup Day, movimento global que mobiliza milhões de voluntários em prol da preservação do planeta.
Ilha da Marambaia – Porto de Itaguaí: a companhia participou da segunda edição do World Cleanup Day na Ilha da Marambaia, em Mangaratiba, a convite do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim). A ação teve apoio da Arqimar, CSN, Prefeitura de Mangaratiba, Bureau Colombo Brasil e Transpetro S.A.
Ao todo, 302 participantes — entre militares, civis, estudantes da rede municipal e representantes de instituições públicas e privadas — se mobilizaram para a limpeza de áreas de relevância ecológica na Baía de Sepetiba, zona de influência do Porto de Itaguaí.
A equipe da Gerência de Responsabilidade Socioambiental (Gersam) e da Superintendência de Sustentabilidade do Negócio (Supsun) representou a PortosRio no mutirão, que percorreu as praias da Pescaria Valha, Cadim, Praia Grande, Praia do Sino e Praia Suja. O esforço coletivo resultou na coleta de 1,3 tonelada de resíduos, com foco na conscientização sobre o descarte adequado de resíduos sólidos em áreas costeiras.
O evento contou com o patrocínio da CSN, arrendatária do Porto de Itaguaí, e reforçou o compromisso da Marinha do Brasil e da comunidade local com a sustentabilidade e a educação ambiental.
Ilha da Pombeba – Porto do Rio de Janeiro: a ação ocorreu na Ilha da Pombeba, localizada na área do Porto do Rio de Janeiro, sob coordenação da Associação Vagalume Va’a.
A operação contou com três canoas havaianas, tripuladas por integrantes do clube de canoagem e do Team Noronha, que partiram da Marina da Glória em direção à ilha. A logística foi apoiada pela Associação de Turismo Náutico do Rio de Janeiro (ATNRJ), com uma embarcação de suporte, além da parceria da BR Marinas.
A PortosRio participou com colaboradores da Gerência de Responsabilidade Socioambiental (Gersam), da Superintendência de Sustentabilidade do Negócio (Supsun), da Gerência de Acesso Aquaviário (Gerqua), da Superintendência de Gestão Portuária (Suprio) e do Grupamento de Ações Extraordinárias da Guarda Portuária (Gaex/Supgua), que atuaram no apoio ao acesso aquaviário, segurança, coleta e transbordo dos resíduos. A operação também contou com o suporte da Capitania dos Portos, reforçando a segurança da atividade.
O material recolhido foi encaminhado ao setor de triagem da Marina da Glória, contabilizado e destinado ao programa Light Recicla, com recursos revertidos para o projeto Gastromotiva, que promove inclusão social por meio da gastronomia.
World Cleanup Day — Criado em 2008, na Estônia, pelo projeto Let’s Do It! World, o World Cleanup Day é celebrado anualmente em setembro. Hoje, é um dos maiores movimentos cívicos do mundo, promovendo ações em mais de 150 países para engajar cidadãos, empresas e governos em ações de limpeza e conscientização ambiental.