Reconhecimento reforça compromisso da companhia com a Agenda 2030 da ONU e práticas ESG que geram impacto positivo em comunidades e no meio ambiente.
A GTF, uma das seis maiores indústrias de frango do país, foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, com o Selo Ouro ODS, certificação concedida pelo Instituto ODS, acreditada pela Federação Nacional das Associações, Centros e Clubes Unesco do Brasil (BFUCA Unesco), que atesta o alinhamento de empresas, organizações e governos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), propostos pela Agenda 2030.
A conquista reafirma o compromisso da companhia com práticas sustentáveis, éticas e responsáveis, nas dimensões ambiental, social e de governança (ESG), e destaca o impacto positivo de suas iniciativas em comunidades e no meio ambiente. A certificação é o nível máximo concedido pelo instituto e exige comprovação de resultados concretos em projetos alinhados aos 17 ODS.
A empresa atingiu a categoria Ouro pela primeira vez em 2023 e manteve o reconhecimento em 2024, consolidando sua posição entre as organizações que lideram a transformação sustentável no Brasil.
Entre as iniciativas que contribuíram para a certificação, estão ações alinhadas a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na redução da pobreza e da fome, na promoção da saúde, da educação e da igualdade de gênero, no acesso à água, energia limpa e infraestrutura sustentável, na geração de trabalho e crescimento econômico, no combate às mudanças climáticas, na preservação do meio ambiente, tanto terrestre quanto marinho, e no fortalecimento de instituições, comunidades resilientes e parcerias estratégicas.
— Nos últimos cinco anos, fomos reconhecidos com certificações ODS que reconhecem nossas práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Nos dois últimos anos, conquistamos a certificação máxima, o Selo Ouro ODS. Esses resultados reafirmam nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade, a ética nos negócios, o bem-estar das comunidades onde atuamos e a construção de um futuro ambientalmente responsável — destacou Rafael Tortola, CEO da GTF.
GTF — Da força do campo, nasceu em 1992 a GTF, hoje um dos seis maiores produtores de carne de frango do Brasil, além de estar entre os dez maiores exportadores dessa proteína no país.
A GTF engloba as marcas Canção e Lorenz e tem uma cadeia produtiva verticalizada com métodos de produção inovadores, de alta tecnologia, e profissionais capacitados. Ao todo, comercializa mensalmente mais de 38.000 toneladas entre frango, peixes, vegetais congelados e 6.500 toneladas em soluções à base de fécula de mandioca.
Com mais de 10 mil colaboradores, a GTF possui habilitações para exportar para mais de 100 países, logística própria com uma frota composta por 258 caminhões — os produtos chegam até as principais redes supermercadistas e atacadistas do Brasil por meio de oito filiais de armazenagem e distribuição — e a responsabilidade ambiental como prioridade.
A GTF detém as principais aprovações mundiais, como a China Approved, EU Approved; Certificação Halal, além dos selos IFS Global Markets, BRCGS, ODS e habilitações SIF 3789, SIF 3773, SIF 1880, SIF 1860 e SIF 4166.