Uma dualidade que promete agradar a todos os gostos. As principais tendências para as coleções de calçados e bolsas Outono/Inverno 2026 colocam, de um lado, o clássico estilo ladylike – marcado por scarpins, sandálias e peep toes com uma leitura mais moderna. Do outro, um streetwear rebelde, com a presença de metais e fivelas. E os principais fabricantes de calçados do Brasil já estão de olho nessas tendências para apresentar aos compradores na 5ª BFSHOW, maior feira do setor na América Latina. O evento, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e organizado pela NürnbergMesse Brasil, será realizado entre os dias 10 e 12 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.
—As botas serão protagonistas da estação e aparecem em múltiplas versões: slouch, over the knee, stretch e em diferentes alturas de cano —afirma Luana Lanzini, uma das fundadoras da plataforma de moda e pesquisa Fashion Directions. Ela destaca, também, que nesta temporada em que o básico será revisitado, chamará a atenção os saltos diferenciados, mix de materiais em diferentes texturas, com detalhes de impacto e novos recortes. —Nas formas, os bicos finos alongados, os quadrados modernos e as gáspeas altas são ícones da modernidade —completa.
80’ Fever — E o que mais podemos esperar ver nos corredores desta edição? Segundo levantamento do Fashion Directions, o boho também seguirá em alta mais uma temporada, mas desta vez vem com texturas aconchegantes e tons quentes. “Mas a grande novidade será o retorno do maximalismo inspirado nos anos 80: cores vibrantes, brilhos intensos e peças marcantes que quebram o minimalismo e a austeridade dos últimos invernos”, revela Luana Savadintzky, também fundadora da plataforma de moda.
A Vizzano, marca definida pelo DNA do glamour e do soft power, trará essa tendência fortemente em seus próximos lançamentos na BFShow. São sapatos e bolsas que traduzem a temporada de festas, com sandálias em cores como vermelho e prata.
New Boho —Quem aposta em uma nova versão do boho é a Moleca. Sua próxima coleção terá uma releitura denominada Motomoda (ou Moto Boho), que combina a delicadeza de peças fluidas com a atitude rebelde do motociclismo. Para a coleção, o preto predomina, adornado com detalhes como studs – tachas – nos calçados, shoulder bags e bucket bags.
Já entre os lançamentos da Beira Rio, os tamancos e sandálias de salto bloco, com inspiração no casual chic, terão destaque. Para o Outono/Inverno 2026, a marca apresentará novas opções de sua collab com a atriz Camila Queiroz, como bolsas com enfeites em formatos orgânicos.
Na Bebecê serão três estilos principais: o clássico, resgatando a sofisticação dos scarpins e sandálias, mas com detalhes como recortes estratégicos e a aplicação de peças em metal. Em contraste, a estética folk, que estará presente nas botas, chega com aparência mais rústica e em tons terrosos, com estampas em animal print, acabamentos semibrilho e a textura aveludada do acamurçado. Por último, o estilo dark aposta em um visual ousado e sensual, com referências góticas representadas pela aplicação de mini metais e tachas, e uma cartela de cores em tons intensos e profundos, como preto, turmalina e figo.
—As tendências são muito importantes na hora do desenvolvimento das coleções, pois elas servem como indicadores das expectativas e direcionamentos do mercado. Alinhadas aos valores da marca e ao que acontece no mundo, as tendências têm impacto direto no desenvolvimento da cartela de cores, na escolha de materiais e no design dos modelos. Esse alinhamento é fundamental para nós, tanto para a criação de uma coleção com identidade única e que reflita a personalidade de nossa consumidora, quanto para peças que atendam às demandas do mercado —destaca Monica Salin, coordenadora criativa da Bebecê.
5ª BFShow, de 10 a 12 de novembro de 2025, das 9h às 19h (dias 10 e 11) e das 9h às 17h (dia 12), no Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209. Santana, São Paulo/SP).