fecomercio-onu-turismo

23/09/2025

Presidente da Fecomércio RJ se encontra com futura secretária-geral da ONU Turismo

Shaikha Nasser Al Nowais prometeu investir no setor e ajudar na capacitação da mão de obra.

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, reuniu-se com a futura secretária-geral da ONU Turismo, Shaikha Nasser Al Nowais, no dia 22 de setembro (segunda-feira), na Cápsula Senac RJ. Ela assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2026. No encontro, parte de uma visita de cortesia da secretária, os dois conversaram sobre as estratégias e fortalecimento de parcerias que impulsionem o turismo no estado do Rio de Janeiro.

—Gostaríamos do apoio da ONU Turismo para nos indicar os hábitos e cultura dos turistas que nos visitam e poder recebê-los de forma adequada. Essa ajuda de conteúdo da ONU será extremamente preciosa para nós — disse o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior.

A futura secretária-geral da ONU Turismo garantiu que o órgão será um aliado da Fecomércio RJ e prometeu ajudar na capacitação da mão de obra e na montagem de hotéis-escola pelo estado.

—Me identifico muito com a capacitação de mão de obra. Esse é um dos pilares do meu trabalho, além da sustentabilidade. Nossa ideia à frente da ONU Turismo é impulsionar os investimentos do setor no Brasil —afirmou Shaikha Nasser Al Nowais.

A Fecomércio RJ tem sido uma grande incentivadora do turismo no estado, e foi uma das responsáveis pela instalação do primeiro escritório da ONU Turismo na América Latina e Caribe, localizado no Centro do Rio. Membro afiliado da ONU Turismo desde junho de 2024, a federação tem trabalhado para integrar o Rio de Janeiro nas principais discussões sobre turismo.

Participaram do encontro o diretor do escritório da ONU Turismo, Heitor Khadri, e, o consultor da Presidência da Fecomércio, Otavio Leite, e a diretora da federação, Adriana Homem de Carvalho.

Fecomércio RJ — Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 392 mil estabelecimentos, que respondem em torno de 60% da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.