logo-ccs-rj

18/09/2025

CCS-RJ repudia a tentativa de mudar a Susep do Rio para Brasília, diz nota

E manifesta apoio ao Decreto Legislativo de deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) que susta a aplicação e os efeitos do Decreto 12.616/25, que trata da transferência.

A diretoria e associados do Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ) repudiam a mudança da Susep para Brasília e manifestam apoio ao Decreto Legislativo do deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) que susta a aplicação e os efeitos do Decreto 12.616/25, que determina a transferência do órgão e foro da Susep do Rio de Janeiro para Brasília.

A diretoria do CCS-RJ registra publicamente a sua total discordância e repúdio a transferência do órgão regulador do mercado de seguros, a Susep, para Brasília. —O Rio de Janeiro sempre foi considerado a capital do seguro no Brasil. Aqui estão operando as federações de seguros, lideradas pela CNseg, a Fenacor, o IRB e a ENS e as seguradoras que ainda mantém as suas sedes no Estado do Rio de Janeiro — afirma a presidente do CCS-RJ, Fátima Monteiro.

Para a presidente do CCS-RJ, não se justifica transferir esta importante operação para Brasília. —Conclamo todos os órgãos de seguro, sediados no Rio de Janeiro, a se juntarem a este coro imenso de entidades do seguro, da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro (OAB-RJ) e de outras atividades econômicas do Estado do Rio de Janeiro, como a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RJ) e a Federação das Indústrias do Estado (Firjan) que se manifestaram contra esta mudança descabida— finalizou.

CCS-RJ — Fundado em 1980, o Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro busca estimular encontros e debates para o desenvolvimento do setor e da categoria. A entidade promove a articulação estratégica e contínua com todos os integrantes do sistema nacional de seguros privados. | http://ccsrj.com.br | VTN