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17/09/2025

Aeroporto de Brasília é o 1º do país a disponibilizar sistema de despacho de bagagens compartilhado

Área exclusiva de Self Bag Drop vai atender passageiros da GOL e da Azul, facilitando o processamento das malas dos passageiros.

A Inframerica deu mais um passo na modernização do Aeroporto de Brasília e ampliou o sistema de despacho automatizado de bagagem (Self Bag Drop) do terminal aéreo. A tecnologia, implantada pela primeira vez no terminal em 2018, e até então restrita aos passageiros da Latam, agora poderá atender também clientes das companhias GOL e Azul. O terminal brasiliense é o primeiro do país a dispor de um sistema de Self Bag Drop compartilhado.

A nova área dedicada para o serviço, busca oferecer mais comodidade e agilidade aos viajantes. O sistema permite que o próprio passageiro realize, de forma independente o despacho de suas malas, sem necessidade de atendimento humano. Os equipamentos são modernos, intuitivos e a utilização é simples com uma interface autoexplicativa. O espaço está localizado próximo ao embarque doméstico, e deve contribuir para reduzir o tempo de espera em filas. Segundo a SITA, empresa responsável pelo sistema do equipamento, o processo de despacho de bagagens leva apenas 40 segundos, proporcionando uma experiência mais rápida e eficiente.

Atualmente, os clientes da Latam já contam com oito módulos de despacho automatizado disponíveis na área de check-in da companhia. Agora, o terminal brasiliense ganha mais oito máquinas de Self Bag Drop para atender as companhias GOL e Azul, representando mais um avanço na experiência do usuário.

—O Aeroporto de Brasília investe constantemente em soluções para aprimorar a experiência do passageiro, e a tecnologia tem papel essencial nesse processo. Com o despacho automatizado de bagagem, proporcionamos mais agilidade, conforto e praticidade, alinhando o terminal às melhores práticas adotadas nos grandes aeroportos internacionais— destaca Juan Djedjeian, vice-presidente da Inframerica.

A Inframerica reforça que a equipe de atendimento ao cliente e os funcionários das companhias aéreas estarão disponíveis para auxiliar os passageiros a utilizarem o equipamento sempre que necessário. Os balcões tradicionais de check-in, com atendimento presencial, permanecem funcionando normalmente, garantindo ao viajante a opção de escolher o formato de atendimento que preferir.

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Com cerca de 2.500 clientes, a tecnologia da SITA apoia mais de mil aeroportos e mais de 19.600 aeronaves em todo o mundo. Também auxilia mais de 70 governos a encontrar o equilíbrio entre fronteiras seguras e jornadas fluidas. Nos bastidores, a SITA viabiliza entre 45% e 50% das trocas de dados da indústria, permitindo que uma rede global altamente complexa funcione com fluidez e confiabilidade em cada etapa do caminho.

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