O HotéisRIO participou no dia 10 de setembro (quarta-feira), de uma reunião com o grupo de trabalho de Santa Teresa, composto por empresários, hoteleiros e proprietários de restaurantes, com o objetivo de discutir questões de interesse público que visam aprimorar a experiência de turistas na região.
O encontro representa a continuidade de um trabalho que vem sendo desenvolvido sistematicamente junto ao poder público a partir das demandas dos empresários locais, com foco no ordenamento urbano. A gerente -geral do Hotel Santa Teresa MGallery, Sophie Barbara, e a sócia do Villa Paranaguá Hotel & SPA, Lais Beuscher, representaram o HotéisRIO.
Além das secretarias de Ordem Pública e Transportes, estiveram presentes representantes da Riotur, como Márcio Mello, gerente responsável por Blocos de Rua, CET Rio; Marcello Vianna, da coordenação Centro/Santa Teresa, do 5º BPM, tenente- coronel Robson Dias, comandante do batalhão, e Comlurb, Rogério Orfeu, gerente no bairro de Santa Teresa, já com vistas à organização do bairro para a temporada de verão e Carnaval, quando há grande incremento do fluxo turístico.
O primeiro assunto a ser tratado foi segurança, quando foi ressaltada a necessidade da segurança presente no bairro. As outras solicitações foram patrulhamento com motocicletas, maior presença nos dias e horários de circulação: de sexta-feira a partir das 15 horas, até domingo às 18 horas, realização de blitzes e melhorias na comunicação.
Em um segundo momento, foi abordado o tema Carnaval 2026. As demandas trazidas aos representantes da Riotur foram sobre a desordem criada por ambulantes e dificuldades de acesso ao bairro, devido ao grande número de blocos de rua, oficiais e não-oficiais. Também foi apontado que o bairro carece de pontos de informação ao turista e de câmeras para entendimento da circulação de pessoas e controle da ordem pública.
As próximas ações incluem dar continuidade à demanda por instalação de câmeras no bairro, consolidar as demandas do Carnaval 2026 e criar um GT específico para tratar do tema, com a coordenação da Riotur, organizar reunião com a CET Rio para apresentar os pedidos de sinalização do bairro. Também foi marcada reunião com o subprefeito do Centro, Alberto Szafran, que não esteve presente ao encontro, para tratar dos assuntos citados.
Na ocasião, o empresário e artista Mineiro Tatto teve a oportunidade de apresentar o movimento do qual é fundador, o Escada da Arte; Ele abordou o Projeto de Revitalização da Escada da Visconde de Paranaguá, propondo criar um roteiro e uma conexão entre as escadas Paranaguá e Selarón, — esta última atualmente o terceiro ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro, — aliás um porto turístico que não nenhuma sinalização, deixando muitos turistas pedidos de onde começa o acesso à escadaria, pois ela tem início na Rua Joaquim Silva e termina na Ladeira de Santa Teresa. A ideia é transformar essa área em um fomentador da arte e artistas locais, trazendo o olhar do turista e do morador para a produção e valorização do bairro e seus moradores.