Corrida de rua criada em 2001 faz sua estreia no Brasil em prova que será realizada no Rio de Janeiro, em 05 de outubro (domingo). Evento arrecadará recursos para projetos de saúde e inclusão.
O Rio de Janeiro receberá neste ano, pela primeira vez, a Zayed Charity Run, corrida de rua com distâncias de cinco quilômetros e dez quilômetros e organizada anualmente em diversas cidades. A edição brasileira será na Praia de Copacabana, em 05 de outubro (domingo), às 7 horas.
A primeira edição da Zayed Charity Run foi realizada em 2001, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Leva o nome do fundador do país do Golfo, Zayed bin Sultan Al Nahyan, com o objetivo de promover a caridade e o cuidado a pessoas com doenças crônicas. Tem edições anuais realizadas, entre outras cidades, no Cairo, no Egito, e em Nova York, nos Estados Unidos. A partir deste ano, Miami, outra cidade norte-americana, terá sua versão da competição.
Segundo a organização do evento, tudo o que for arrecadado com as inscrições do Rio de Janeiro serão doados para a organização não-governamental RioSolidario e seus projetos de saúde, educação e inclusão social. As inscrições custam R$ 99 e incluem um kit com camiseta, sacola, caderno, boné, garrafa e um par de meias. Todos os participantes que concluírem o percurso ganharão medalhas e, serão sorteadas duas passagens aéreas para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
. Inscrições no endereço: https://centraldacorrida.com.br/evento/zayedcharityrun
O que é a Corrida Beneficente Zayed? A Corrida Beneficente Zayed é um evento esportivo e humanitário internacional que teve início em 2001 nos Emirados Árabes Unidos, em homenagem ao legado do falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan — fundador e primeiro presidente dos Emirados, considerado um dos líderes mais notáveis do mundo árabe no século XX.
Reconhecido por sua sabedoria e visão humanitária, Sheikh Zayed era conhecido como o “Sábio dos Árabes”, devido aos seus esforços na promoção da paz, da tolerância e da solidariedade com os povos em tempos de crise. Seu legado inclui iniciativas de impacto global nas áreas de saúde, educação e ajuda humanitária.
A corrida leva seu nome como forma de honrar esses valores e já foi realizada em cidades como Abu Dhabi, Nova Iorque, Cairo e Miami. Em 2025, chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro.