transmissao-zf-8hp

10/09/2025

ZF apresenta 8HP evo, atualização da transmissão na IAA 2025

Desenvolvimento adicional para propulsão híbrida. Desenvolvido para o boom híbrido: a 8HP evo segue a tendência mundial. Eficiente e flexível: design modular e escalável para muitas aplicações híbridas. Pelo menos dez por cento de alcance.adicional.

Friedrichshafen / Munique, Alemanha —Na IAA 2025, a ZF apresenta a transmissão automática “8HP evo” desenvolvida – uma resposta ao boom global de acionamentos híbridos. Com base na transmissão de referência de 8 velocidades e equipada com vários desenvolvimentos adicionais, a 8HP evo foi projetada para uma ampla gama de plataformas híbridas e requisitos das montadoras. A ZF está, assim, criando a base tecnológica para a eletrificação ainda mais ampla das futuras gerações de modelos.

O mercado de veículos híbridos está crescendo. Impulsionadas principalmente pelo aumento da demanda nos EUA e na região da Ásia-Pacífico, as previsões preveem uma taxa de crescimento global de cerca de 10% até 2032. As montadoras de veículos estão respondendo a essa tendência estável e expandindo sua gama de modelos híbridos para atender às diferentes necessidades dos clientes. —As montadoras hoje precisam de soluções rápidas, flexíveis e escaláveis para um amplo portfólio de acionamentos. A 8HP evo oferece exatamente isso e cobre toda a gama. Essa combinação é atualmente única —disse Mathias Miedreich, membro do Board Mundial e responsável pela Divisão de Tecnologia de Acionamento para Veículos Elétricos. —A hibridização não é uma solução provisória, mas parte da resposta. A 8HP evo combina alcance, eficiência e flexibilidade. Nossa tecnologia se adapta à diversidade dos mercados—.

8HP evo: uma transmissão para todo o espectro de propulsão híbrida — A transmissão automática de 8 velocidades é um dos produtos de maior sucesso da ZF. Desde o início, a geração atual também foi projetada para uso em modelos híbridos, além dos acionamentos de combustão convencionais, de acordo com o princípio modular. No desenvolvimento da atual 8HP evo, a ZF está impulsionando ainda mais a eletrificação e a eficiência da transmissão. A 8HP evo usa menos componentes do que sua antecessora direta. É, portanto, mais leve e menos complexa de montar.

Todos os componentes devem levar em conta o desejo de uma maior autonomia elétrica, razão pela qual os desenvolvimentos posteriores dizem respeito ao motor elétrico, à eletrônica de potência e aos componentes mecânicos. O desempenho mais alto do processador permite funções avançadas de software para os clientes. Ao mesmo tempo, a estrutura do software foi alterada para que as montadoras possam agora acoplar ao software de controle da transmissão com pouco esforço.

A transmissão de referência se beneficia da experiência no trem de força eletrificado — A 8HP evo se beneficia de outra inovação da ZF, a plataforma Select. Para esta solução modular e escalável para sistemas de transmissão eletrificados, a ZF desenvolveu recentemente componentes-chave de tecnologia que atingem todo o seu potencial quando usados em conjunto. —Essa experiência foi incorporada diretamente ao desenvolvimento de nosso produto de referência estabelecido— resumiu o Dr. Otmar Scharrer, head de desenvolvimento de tecnologias de acionamento eletrificado. —Desta forma, estamos garantindo que também podemos explorar totalmente as possibilidades de eletrificação em acionamentos híbridos—.

Na configuração híbrida plug-in (PHEV), por exemplo, a potência elétrica máxima aumenta de 160 kW para 200 kW e o torque elétrico máximo de 500 Nm para 600 Nm. As perdas no eixo de entrada são reduzidas em cerca de 28%. Juntamente com um maior desenvolvimento funcional, isso significa que é possível até 10% mais autonomia com a mesma capacidade da bateria em comparação com o modelo anterior. Isso é alcançado e, ao mesmo tempo, reduz o uso de terras raras pesadas, o que, por sua vez, contribui significativamente para a eficiência de custos e a sustentabilidade. —A transmissão híbrida 8HP evo tem um design modular e, portanto, atende de forma econômica a uma ampla gama de requisitos – tanto para veículos de médio porte quanto de luxo — disse Scharrer.

Até o momento, as transmissões automáticas eletrificadas de 8 velocidades foram projetadas para uso em sistemas híbridos leves de 48 V (MHEV) e PHEV de 400 V. Com a 8HP evo, a ZF agora também tem uma solução dedicada para veículos sem opções de carregamento externo, as chamadas plataformas HEV baseadas em 400 V. Com essa abordagem tecnológica, as baterias são carregadas durante a condução, por exemplo, por meio de recuperação, e toda a transmissão é mais leve que a variante PHEV e, portanto, também mais barata. Em comparação com os híbridos leves de 48 V, os híbridos completos não apenas suportam o motor de combustão ao dar partida ou acelerar, mas também permitem a condução elétrica sem ter que depender de uma infraestrutura de carregamento. A ZF está, portanto, respondendo ao aumento da demanda por essa variante, principalmente no mercado dos Estados Unidos.