gov-minas-b3

05/09/2025

Governo do Estado de Minas Gerais realiza leilão na B3 para concessão do Sistema Socioeducativo

Nos municípios de Betim e Santana do Paraíso. O Consórcio Soluções em Gestão Socioeducativa, composto pelas empresas Soluções Serviços Terceirizados Ltda. e Bruno Menelli Dalpiaro Consultoria e Gestão, foi o vencedor e será responsável pelas unidades durante 30 anos.

O leilão promovido pelo Governo do Estado de Minas Gerais foi realizado no dia 03 de setembro (quarta-feira), na B3, o l, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para concessão do Sistema Socioeducativo nos municípios de Betim e Santana do Paraíso.

O Consórcio Soluções em Gestão Socioeducativa, composto pelas empresas Soluções Serviços Terceirizados Ltda. e Bruno Menelli Dalpiaro Consultoria e Gestão, venceu ao apresentar proposta de R$ 5.050.919,99 de contraprestação mensal.

Esta é a primeira iniciativa de parceria público-privada (PPP) para o sistema socioeducativo no Brasil. A licitante vencedora será responsável por elaborar os projetos, construir e implantar os centros socioeducativos em um prazo máximo de 30 meses.

—Minas mais uma vez é pioneira dessa vez na Parceria Público Privada do sistema social educativo. É a primeira vez no Brasil que nós temos esse tipo de parceria. Acabamos de concretizar um negócio que vai significar o investimento de mais de R$100 milhões a serem investidos em duas unidades socioeducativas, uma na Região Metropolitana de Belo Horizonte e outra no Vale do Aço, onde em cada uma delas nós teremos infraestrutura adequada, com condições de se qualificarem, de se fazer a sua reinserção na sociedade, o que para o estado de Minas é muito importante —disse Romeu Zema, governador de Minas Gerais.

—Estamos consolidando Minas Gerais na vanguarda das parcerias. Já tivemos avanços na infraestrutura tradicional e, na minha visão, a infraestrutura social, onde está o sistema socioeducativo, representa um novo campo de atuação. Esse é um marco relevante, o primeiro do Brasil. Com nossa expertise, estamos desenvolvendo projetos que contribuem para melhorar a vida de milhares de mineiros —ressaltou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Bernardo Bahia, especialista em Infraestrutura do Setor Público pelo Unops e coordenador do projeto, destacou a resiliência e a alta capacidade técnica das equipes envolvidas ao longo da estruturação. —Este projeto é a prova de que as PPPs podem ser muito mais do que acordos financeiros. Elas podem ser instrumentos poderosos para o avanço da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, com um foco humanizado e resultados de longo prazo —disse.

—Nós, da B3, temos muito orgulho em contribuir para o encontro de bons projetos públicos com investidores privados. Agradecemos a confiança e parceria do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública para a realização deste projeto. Contem sempre conosco no esforço de promover a melhoria da infraestrutura e dos serviços públicos para o desenvolvimento do nosso país— afirmou Rogerio Santana, diretor de Relacionamento com Cliente e Governança em Licitações da B3.

B3 — A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.

Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade. | B3, a bolsa do Brasil.