Categoria já representa mais de 25% do mercado no Brasil e recebe investimento crescente em tecnologias e pesquisa para atender às necessidades reais das peles brasileiras.
A Avon segue na liderança do mercado de maquiagem no Brasil. Só em 2024, a marca dominou mais da metade do canal de venda da categoria no Brasil com 52,7% de participação, além de atingir o marco de 20 milhões de unidades de maquiagem vendidas para os brasileiros, segundo dados da Kantar. E não para por aí: ainda durante o ano a linha Avon Tratamake, que une maquiagem e skincare, registrou um crescimento de dez pontos percentuais de participação no terceiro trimestre, superando com folga sua média dos dois trimestres anteriores.
O bom desempenho no segmento é resultado da estratégia da companhia que busca consolidar seu crescimento por meio da inovação contínua e de uma oferta ampla e alinhada com as necessidades reais das consumidoras brasileiras. —Nossa missão sempre foi democratizar a beleza. Queremos que todas as brasileiras, independentemente de sua classe social ou região, tenham acesso a produtos de alta qualidade e que facilitem sua rotina de beleza. Por isso, investimos constantemente em inovações, que tornam nossos produtos mais eficazes e duradouros, mantendo o compromisso com a diversidade e inclusão— afirma Juliana Barros, diretora de Marketing e Comunicação da Avon Brasil.
Recentemente, a linha Avon Tratamake foi ampliada com o lançamento da Máscara Sérum para Cílios, que alia volume imediato e cuidado progressivo com ativos como ácido hialurônico, pantenol e manteiga de karité, e da Base Sérum Matte, pioneira na América Latina com acabamento Hidramatte, combinando toque sequinho com hidratação por 48 horas, sérum de multi-peptídeos e FPS 30 — atributos alinhados à crescente demanda por produtos híbridos que unem maquiagem e skincare.
Embora a linha Tratamake figure como uma de suas principais apostas, a Avon também possui outras linhas consolidadas no mercado brasileiro como a Power Stay, conhecida por sua durabilidade estendida; Ultra, com produtos de ultrapigmentação e ultra conforto; além de Color Trend, com foco nas tendências e cores.
Ao equilibrar um portfólio com soluções que vão do tratamento intensivo até produtos práticos e econômicos, a marca visa aumentar sua capilaridade e penetração no mercado. Ainda nesse sentido, em 2024 a Avon expandiu sua atuação para além da venda direta, chegando ao varejo físico e digital por meio de parceria com a Soneda, Bel Cosméticos e Thalia Perfumaria, além da inauguração de sua própria loja no Mercado Livre entrada no TikTok Shop. O movimento reforça a estratégia da marca de complementar a experiência de compra, permitindo que os consumidores tenham contato direto com os produtos.
Ao mesmo tempo, a marca tem as Consultoras de Beleza como o coração do negócio, não apenas pela relevância comercial, mas pelo impacto social que geram ao proporcionar empregabilidade e independência financeira para muitas mulheres, apoiadas por treinamentos e capacitação em consultoria de beleza. —Para sustentar essa estratégia, buscamos estar presente em todos os canais nos quais os consumidores estão, revisitando constantemente a linguagem de forma que acompanhe as mudanças geracionais, sem perder de vista o propósito central de colocar a mulher no centro, seja no desenvolvimento de produtos, seja no ponto de venda ou nos nossos movimentos de comunicação —finaliza Juliana.