Fort Lauderdale, Flórida, EUA — A Azorra entregou no dia 02 de setembro (terça-feira) à Virgin Australia seu primeiro jato Embraer E190-E2. A entrega marca tanto a nova parceria entre a empresa de leasing e a companhia aérea, quanto o início da operação do E190-E2 na Austrália. A entrega do jato foi celebrada hoje em uma cerimônia na sede da Embraer em São José dos Campos, que reuniu representantes seniores da Azorra, da Virgin Australia e da Embraer. Com 1.900 entregas desde 2004, o E-Jet é o terceiro avião mais entregue na história da indústria.
Os jatos narrowbody de nova geração apoiarão os esforços de modernização da frota da Virgin Australia Regional Airlines, que prevê a substituição da frota atual de Fokker 100s. Entregues a partir da carteira de pedidos firmes da Azorra com a Embraer, outras três aeronaves têm entrega estimada ainda este ano e ao longo de 2026. A Virgin Australia tem um total de oito pedidos firmes para os jatos E2.
O novo E190-E2 de 100 assentos proporcionará uma economia de combustível de até 30% em comparação com a frota atual de Fokker 100 da Virgin Australia, reduzindo as emissões e os custos operacionais em rotas importantes na Austrália Ocidental. Equipado com motores Pratt & Whitney GTF, o E190-E2 oferece maior eficiência, alcance e desempenho superior, enquanto sua cabine silenciosa e espaçosa com configuração 2×2 garante uma viagem mais confortável para os passageiros.
—Receber a Virgin Australia como um novo cliente é um marco para nossa equipe, à medida que entregamos o primeiro E2 a ser operado por um grande grupo de companhias aéreas na Austrália e expandimos nossa presença na Oceania. O E190-E2 oferece excelente eficiência com menor consumo de combustível, tornando-o o avião ideal para o programa de modernização da frota da Virgin Australia. Equipado com os motores GTF da Pratt & Whitney, esta aeronave moderna apoia o compromisso da Virgin Australia com um serviço confiável e de alta frequência, ao mesmo tempo em que aprimora o seu desempenho operacional geral —afirma John Evans, CEO e fundador da Azorra.
—Estamos entusiasmados com a chegada dos E190-E2s na frota da Virgin Australia Regional Airlines. A substituição de nossos Fokker 100s por esses jatos de próxima geração nos permitirá conectar melhor os clientes da indústria e as comunidades regionais em toda a Austrália Ocidental com maior confiabilidade, menos ruídos e menores emissões. Essas aeronaves são projetadas para os climas e ambientes desafiadores nos quais operamos, além de oferecer uma experiência de voo espaçosa e confortável aos nossos clientes —afirma Nick Rohrlach, diretor executivo do Grupo Virgin Australia Regional Airlines.
—A entrega do primeiro E190-E2 para a Virgin Australia, juntamente com nosso parceiro de leasing Azorra, é um marco significativo para a evolução e crescimento da Embraer na região. Com sua eficiência excepcional, baixo perfil de ruído e emissões, e maior conforto para o passageiro, o E190-E2 será um salto revolucionário em relação à frota de Fokker da companhia aérea, complementando perfeitamente os maiores narrowbodies da Virgin Australia —completa Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
Azorra —A Azorra é uma empresa de leasing de aeronaves orientada para o relacionamento que oferece soluções de leasing, financiamento, transição de frota e gerenciamento de ativos para investidores de aeronaves, financiadores e operadores de companhias aéreas em todo o mundo. A equipe multicultural da Azorra reflete os mercados globais que atendemos e inclui competências essenciais em direito da aviação, finanças de aeronaves, manutenção, marketing, vendas, negociação e leasing.
Nossa equipe é liderada por veteranos experientes com um histórico compartilhado de sucesso e é complementada por jovens profissionais que trazem novas perspectivas, ideias e entusiasmo. A Azorra atualmente possui e gerencia uma frota de mais de 150 aeronaves e motores. Incluindo compromissos e pedidos de novas aeronaves Airbus A220-100/300 e Embraer E190/195-E2, a frota total da Azorra excede 280 ativos. A empresa está sediada em Fort Lauderdale, Flórida, e tem um escritório em Dublin, Irlanda.
Virgin Australia —A Virgin Australia (ASX:VGN) foi fundada em 2000 e é uma das maiores companhias aéreas australianas atualmente, operando uma extensa malha doméstica, além de oferecer serviços internacionais de curta distância, operações de fretamento e carga, e seu programa de fidelidade, Velocity Frequent Flyer. Os membros do Velocity podem usar seus pontos para resgatar voos para mais de 650 destinos em todo o mundo através da Virgin Australia e de sua extensa lista de companhias aéreas parceiras internacionais. A Virgin Australia emprega mais de oito mil pessoas.
Embraer —A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.
Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.