Eden aposta no mercado brasileiro com tecnologia já usada por mais de 2 mil instituições em 18 países.
A Eden, healthtech do Vale do Silício (EUA) especializada em soluções para radiologia, anuncia sua chegada ao Brasil com o primeiro PACS nativo em nuvem, que alia inteligência artificial (IA), usabilidade avançada e alta interoperabilidade. Presente em 18 países e com mais de 15 milhões de pacientes impactados por ano, a Eden mira agora o mercado brasileiro com uma proposta de escalabilidade, eficiência operacional e experiência digital de ponta para médicos e pacientes.
Atualmente, o Eden PACS processa mais de 1.5 bilhão de imagens médicas por ano e atende mais de 2.200 instituições de saúde globalmente. Com operação totalmente digital, a empresa aposta no Brasil como parte de sua estratégia de expansão internacional, focada em ampliar sua presença em instituições de saúde de grande porte.
—Ao integrar tecnologia avançada e inteligência artificial aos fluxos de trabalho, ajudamos instituições de saúde a aumentar a produtividade e a escalabilidade, permitindo que médicos e departamentos de radiologia atuem com mais precisão e eficiência operacional. O Brasil é um mercado estratégico nesse movimento, com um ecossistema cada vez mais aberto à inovação e à transformação digital na saúde— afirma Julián Ríos Cantú, CEO e fundador da Eden.
No Brasil, existem apenas 6,7 radiologistas por 100 mil habitantes, o que contribui para altas cargas de trabalho e longos prazos de entrega dos laudos de exames de imagem. Levantamentos também indicam que o tempo de resposta para laudos de diagnóstico por imagem no sistema público pode ultrapassar 30 dias em algumas regiões. Além disso, muitas instituições ainda enfrentam sistemas fragmentados com interoperabilidade limitada, o que dificulta fluxos de trabalho eficientes e atrasa a adoção da IA.
Nesse cenário, a Eden se apresenta como uma aliada tecnológica para instituições que desejam evoluir seus sistemas de imagem com soluções de última geração. A solução é totalmente baseada em nuvem e pode ser acessada diretamente pelo navegador, eliminando a necessidade de infraestrutura local e acelerando a implantação, que pode ser até cinco vezes mais rápida do que sistemas tradicionais.
Projetado para ambientes multiusuário, multiunidade e integração com sistemas hospitalares já existentes (RIS/HIS), o PACS Eden permite uma arquitetura escalável, segura e flexível. A operação é hospedada na AWS (Amazon Web Services) e certificada pelas normas ISO 9001 (Gestão de Qualidade), ISO 13485 (Gestão da Qualidade para Dispositivos Médicos), ISO 27001 (Gestão da Segurança da Informação) e HIPAA (Conformidade com a Privacidade dos Dados dos Pacientes). No Brasil, o produto já está devidamente registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Um relatório da KLAS Research indicou que 63% das organizações com software em nuvem pretendem aumentar seu uso nos próximos anos, impulsionadas pela digitalização e necessidade de soluções mais ágeis. Além disso, hospitais que adotaram sistemas em nuvem relatam até 40% de redução nos custos operacionais de TI, segundo a Ramsoft⁵.
Assim, o Eden PACS se diferencia por oferecer a inteligência artificial incorporada nativamente ao fluxo de trabalho clínico, sem depender de plataformas paralelas. Isso permite triagens automáticas, priorização de achados críticos e redução de tarefas repetitivas. Estudos clínicos indicam que soluções de IA assistida podem reduzir o tempo médio de leitura de exames entre 20% e 30%⁶, além de permitir ganhos de produtividade de até 40% em regimes reais de trabalho, sem comprometer a precisão diagnóstica.
Além da eficiência operacional, a Eden também inova na experiência dos usuários. A solução permite que laudos sejam entregues em minutos, com acesso seguro e remoto por meio de um portal de pacientes com o primeiro visualizador DICOM 100% móvel, compatível com qualquer dispositivo. Pesquisa do American Journal of Roentgenology indica que 55% dos médicos afirmaram que receber o laudo imediatamente (no mesmo dia) era “extremamente valioso”. Enquanto isso, 70% dos pacientes esperam mais responsividade e agilidade por parte dos provedores.
—Acreditamos que a tecnologia deve trabalhar em segundo plano, com inteligência e discrição, ampliando a capacidade dos médicos sem sobrecarregá-los. Esse é o nosso diferencial: entregar simplicidade operacional com o que há de mais atual em inovação, garantindo impacto clínico e escalabilidade reais —conclui o CEO.
Eden — A Eden é uma healthtech do Vale do Silício (EUA) especializada em soluções para radiologia, responsável por transformar a experiência de mais de 2.200 instituições de saúde por meio de seu sistema operacional nativo em nuvem. A empresa oferece um RIS/PACS que integra Inteligência Artificial e ferramentas avançadas de diagnóstico ao fluxo de trabalho médico, promovendo mais agilidade, precisão e eficiência. Presente em 18 países e com mais de 15 milhões de pacientes impactados anualmente, a Eden mantém o compromisso de ampliar o acesso a cuidados médicos de excelência. | https://edenmed.com/br e, LinkedIn.