relatorio-mineracao-ipe

27/08/2025

Mineração Morro do Ipê divulga Relatório de Sustentabilidade com destaques ambientais e sociais

Com foco em gestão responsável e avanços na descaracterização de barragens. Publicação apresenta realizações e desafios de ESG em 2024, reforçando o compromisso com uma mineração inovadora e humana.

A Mineração Morro do Ipê divulgou seu novo Relatório de Sustentabilidade, com os principais avanços de 2024 em temas ambientais, sociais e de governança (ESG). A publicação evidencia o compromisso da empresa com uma mineração mais segura, inclusiva e conectada às comunidades, destacando iniciativas como a descaracterização de barragens, gestão eficiente de recursos naturais, programas de educação ambiental, voluntariado corporativo e valorização da diversidade.

Barragens e segurança comunitária — A empresa iniciou a descaracterização da barragem B2 Tico-Tico, com 21,22% do volume já removido e reaproveitamento de até 30% do material. Desde 2019, a Morro do Ipê não utiliza barragens para disposição de rejeitos, adotando o empilhamento a seco como método integral. O monitoramento geotécnico é realizado 24h por dia, com sistemas integrados às Defesas Civis e ações educativas nas Zonas de Autossalvamento (ZAS), como seminários, simulados e teatro interativo.

Gestão de resíduos e recursos hídricos — Em 2024, 76,58% dos resíduos gerados foram reciclados ou reaproveitados, com meta de atingir 80% em 2025. A empresa também alcançou 85% de recirculação de água no beneficiamento de minério, além de iniciar a implantação de novas Estações de Tratamento de Água e Efluentes.

Recuperação ambiental e biodiversidade — Mais de 80 mil mudas nativas foram plantadas entre 2022 e 2024, com foco em espécies ameaçadas de extinção. A empresa mantém um viveiro com capacidade para 13 mil mudas por ano e preserva uma área sete vezes maior que a utilizada em suas operações.

Inovação, governança e reputação — A Morro do Ipê foi reconhecida como a 12ª maior mineradora do Brasil e conquistou o 9º lugar em inovação aberta no ranking 100 Open Startups. Em 2024, obteve certificações ISO 37001 (Antissuborno) e ISO 37301 (Compliance), além de registrar mais de 2.400 iniciativas de melhoria contínua propostas por colaboradores.

Compromisso com as pessoas e os territórios — A empresa investiu em programas de diversidade, inclusão e saúde integral, com destaque para o projeto Mulheres Extraordinárias e o Programa Voluntários Ipê, que impactou mais de 500 pessoas e recebeu reconhecimento nacional. Também foram realizadas ações de educação ambiental em escolas e CRAS, com mais de 5 mil participantes.

Segundo Cristiano Parreiras, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Mineração Morro do Ipê, o relatório reflete uma nova etapa da empresa: — Acreditamos em uma mineração que escuta, dialoga e evolui com a sociedade. Nosso compromisso é gerar valor real para as pessoas, os territórios e o meio ambiente, com inovação, ética e responsabilidade—.

Mineração Morro do Ipê — Morro do Ipê é uma mineradora, criada em 2016, responsável pela gestão da Mina Ipê e implantação da Mina Tico-Tico, assim como suas unidades de processamento de minério de ferro. A empresa está localizada no município de Brumadinho, no limite com os municípios de Igarapé e São Joaquim de Bicas e atua de forma responsável em suas práticas operacionais, fiscais, ambientais e sociais. Como parte do seu compromisso com o desenvolvimento local, a Mineração Morro do Ipê realiza programas socioambientais nos municípios do entorno de suas operações. As ações são realizadas a partir do diálogo entre empresa, poder público e sociedade civil, permitindo estabelecer um processo de interação e atuação colaborativa.