Invenção vencedora utiliza a IA para controlar o grau da polarização injetada nos dentes durante procedimentos odontológicos.
O 6º Prêmio Patente do Ano da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) teve como vencedora a solução inventiva, objeto de patente de invenção – BR 102015028262-1, intitulada “Equipamento, Processo de Determinação do Tempo de Foto-Ativação para a Fotopolimerização de Cimentos de Restaurações Odontológicas Indiretas e Usos”, desenvolvida por Jadson Cláudio Belchior, Luis Fernando Morgan dos Santos, Rodrigo de Castro Albuquerque, Maria Esperanza Cortes Segura e Júlio Cesar Dillinger Conwa e tendo como titular a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O invento, que envolveu dentistas e engenheiros, serve para controlar, com precisão, o grau da polarização injetada nos dentes durante procedimento odontológico.
A premiação foi entregue durante a cerimônia de encerramento do 45º Congresso da ABPI, pelo coordenador do Prêmio Patente do Ano e membro do Conselho Diretor da ABPI, Ricardo Boclin, e Alexandre Lopes Lourenço, diretor de Administração do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O presidente da ABPI, Gabriel Leonardos também participou da entrega do Prêmio.
Boclin agradeceu ao INPI e à Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (ACAD/INPI) pelo apoio à iniciativa da ABPI. Este ano concorreram ao Prêmio as invenções que envolvam o uso de Inteligência Artificial.