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22/08/2025

BMW Group inicia produção em série de motores elétricos para Neue Klasse

E Steyr entra na era elétrica. Primeiros motores elétricos da história produzidos na Planta de Steyr. Membro do Conselho Nedeljković: “Lançando as bases para o futuro”. Motores elétricos de sexta geração para Neue Klasse. Abertura tecnológica como vantagem competitiva.

A Planta do BMW Group em Steyr iniciou a produção em série do motor elétrico para a Neue Klasse. — Hoje, estamos lançando as bases para o futuro do BMW Group — afirmou Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pela Produção. — Como o primeiro local de produção para o motor elétrico de sexta geração, a planta de Steyr é central para a Neue Klasse e para o desenvolvimento contínuo da nossa rede global de produção —. O motor elétrico da sexta geração do BMW eDrive (Gen6) é o primeiro sistema de propulsão totalmente elétrico a ser produzido na unidade de Steyr, na Áustria. De lá, será distribuído por toda a rede de produção, fornecendo a motorização da Neue Klasse. — Há três anos, anunciamos que construiríamos esse motor elétrico em Steyr. Hoje, temos orgulho de entregá-lo — declarou Klaus von Moltke, vice-presidente sênior de Produção de Motores da BMW AG e diretor da planta de Steyr. — O que estamos iniciando aqui hoje é mais do que uma ampliação de produção. É um compromisso firme com a Europa, com a tecnologia e com o futuro —.

Abertura tecnológica: Planta de Steyr como centro de excelência em sistemas de propulsão — Entre o início do projeto, em 2022, e o ano de 2030, o BMW Group investirá mais de um bilhão de euros na ampliação das capacidades de desenvolvimento e produção de sistemas elétricos em Steyr. Essa expansão garantirá que a planta continue sendo a principal unidade do grupo para sistemas de propulsão. Há mais de 40 anos, a planta desenvolve e fabrica motores a combustão para as marcas BMW e MINI. Essa ampla experiência e conhecimento acumulado tornam a unidade ideal para a produção dos motores Gen6. A produção de motores a diesel e gasolina continuará em paralelo. — Nossa força está na abertura tecnológica – ela nos dá a flexibilidade necessária para garantir empregos a longo prazo — destacou von Moltke. Cerca de mil colaboradores atuarão na nova linha de montagem dos motores elétricos. Dependendo da demanda global, metade da força de trabalho da planta poderá estar dedicada à eletromobilidade até 2030. Von Moltke conclui: — Steyr continuará sendo o coração da nossa expertise em sistemas de propulsão – tanto para motores a combustão quanto para a eletromobilidade —.

Componentes do trem de força produzidos em Steyr, carcaças de alumínio vindas de Landshut — Rotor, estator, transmissão e inversor — todos os componentes principais do inovador e altamente integrado sistema de propulsão elétrica – serão fabricados na planta de Steyr. A carcaça do motor elétrico será fundida na fundição de alumínio da planta de Landshut e processada posteriormente em Steyr. O inversor será produzido em uma nova sala limpa interna, marcando a entrada da planta austríaca no campo da engenharia elétrica. Os componentes da propulsão elétrica de Steyr serão montados em duas novas linhas. O conceito geral de produção do e-drive Gen6 segue o princípio de sistema modular, permitindo a produção de diferentes variantes altamente flexíveis de trens de força elétricos para toda a gama de modelos da Neue Klasse. Esse conceito modular gera economias de escala e redução de custos tanto no desenvolvimento quanto na produção, além de melhorar a escalabilidade dos volumes e manter as redes de produção, fornecimento e compras altamente flexíveis.

Melhorias abrangentes no motor elétrico — O motor elétrico passou por um desenvolvimento significativo para a Gen6: rotor, estator e inversor foram totalmente redesenhados para a nova arquitetura de 800 volts da tecnologia Gen6, maximizando o desempenho e a eficiência do sistema de propulsão. No inversor, a tecnologia de 800 volts e semicondutores de carboneto de silício (SiC) agora são utilizadas para aumentar a eficiência. Totalmente integrado à carcaça do motor elétrico, o inversor converte a corrente contínua da bateria de alta voltagem em corrente alternada para o motor.

Menor peso, custo e perda de energia resultam em maior eficiência veicular — No geral, o uso inteligente de novas tecnologias no sistema de propulsão elétrica e o desenvolvimento contínuo de sistemas existentes geram resultados notáveis. Comparando o futuro BMW iX3 50 xDrive com um modelo Gen5 xDrive, observam-se as seguintes melhorias no motor elétrico: “A perda de energia foi reduzida em 40%, os custos em 20% e o peso em 10%. Tudo isso contribui significativamente para um aumento de cerca de 20% na eficiência total do veículo”, explica Martin Kaufmann, vice-presidente sênior de Desenvolvimento Global de Sistemas de Propulsão da BMW AG. O design eficiente da motorização, junto com o alto conteúdo energético da bateria de alta voltagem, permite uma autonomia de até 800 km (WLTP) no BMW iX3 50 xDrive, o primeiro modelo da Neue Klasse.