Acordos com Nvidia, Oracle, Elea Data Centers, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e PUC-Rio ajudarão a transformar a cidade em polo internacional de tecnologia e IA.
A Prefeitura do Rio firmou, no dia 14 de agosto (quinta-feira), no terceiro dia do Rio Innovation Week, parcerias para desenvolver três iniciativas de inteligência artificial. O Rio será a primeira cidade da América Latina a ter o selo Nvidia AI City. A multinacional norte-americana irá instalar um supercomputador no Porto Maravalley. Em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a PUC-Rio, foi lançado o programa Rio.IA – Hub Carioca de Inteligência Artificial, também no Porto Maravalley. E o prefeito Eduardo Paes assinou um memorando de entendimento com a multinacional norte-americana de tecnologia Oracle e a Elea Data Centers para impulsionar o Rio AI City.
—Assinamos com a maior produtora de chips do mundo, desejada por todos. Vamos comprar equipamentos da Nvidia, com capacidade computacional. Temos um grande provedor de capacidades computacional, que é a Oracle. Novidades virão, estamos conversando com outras grandes empresas desse campo, e todos vão querer vir para o Rio. Vamos ser a capital da inteligência artificial no Brasil — afirmou Eduardo Paes.
Por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMTC), a Prefeitura do Rio assinou um memorando de entendimento com a empresa norte-americana Nvidia, líder global em soluções de IA, para a instalação de um supercomputador no Porto Maravalley. O acordo marca o início de uma colaboração voltada à criação de uma inteligência artificial com identidade carioca. O supercomputador será usado por universidades, centros de pesquisa, laboratórios e por empresas privadas para desenvolver soluções baseadas em IA para a cidade. A ação consolida o projeto de construção de um novo modelo de inteligência artificial, com linguagem carioca.
— Uma honra para a Nvidia poder contribuir com o conhecimento que possui no mercado. Com essa visão e esse investimento, o Rio de Janeiro é a primeira AI City da América Latina reconhecida pela Nvidia, seguindo o que fizemos na Califórnia, Nova York e no Mississipi — disse o diretor da Divisão Enterprise da Nvidia para América Latina, Marcio Aguiar.
Lançamento do programa Rio.IA — Também por meio da SMCT, a Prefeitura do Rio lançou o programa Rio.IA – Hub Carioca de Inteligência Artificial. A parceria com a ABDI, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e a PUC-Rio tem como foco buscar soluções de inteligência artificial para a Nova Indústria Brasil, programa industrial do governo federal. O objetivo é posicionar a cidade do Rio como provedora de inteligência artificial para o setor. A ABDI financiará o projeto por meio de convênio com a PUC-Rio, que ficará responsável por sua execução, com apoio da SMCT.
—Para nós da ABDI, é uma alegria grande poder incentivar a inovação nessa parceria com a Prefeitura no Porto Maravalley, cooperar com essa revolução que está sendo feita no Rio — disse o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli.
O Rio.IA será, ao mesmo tempo, um centro de referência, um espaço físico e uma rede de colaboração para o desenvolvimento de empresas, startups e soluções tecnológicas. A ABDI, em parceria com a indústria e a SMCT, identificará desafios e obstáculos que podem ser superados com o uso de inteligência artificial. O centro Rio.IA oferecerá estrutura, mentoria e serviços para que empresas e startups desenvolvam soluções para esses problemas. O projeto visa a solucionar questões da indústria, promover o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial no Rio de Janeiro e apoiar o crescimento de pequenas empresas no setor.
— São assinaturas importantes para a cidade. Essa parceria com a Nvidia vai fazer do Rio a primeira AI City da América Latina. Uma parceria fundamental em que a empresa vai fornecer equipamentos para treinarmos modelos e desenvolver soluções avançadas de inteligência artificial para a cidade na área de segurança e prevenção de desastres. E vamos criar um hub de inovação para a indústria, em que o Rio vai se colocar como provedor de serviços de inteligência artificial para a Nova Indústria Brasil — disse a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tatiana Roque.
Memorando de Entendimento(MoU) com Oracle Brasil e Elea Data Centers — O prefeito Eduardo Paes também assinou um memorando de entendimento com a Oracle Brasil e a Elea Data Centers para impulsionar o projeto Rio AI City. O acordo, realizado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), é mais um passo para transformar o Centro Metropolitano, na Barra da Tijuca, no maior hub de data centers da América Latina e um dos dez maiores do mundo, com investimentos em torno de US$ 65 bilhões. A área prevista para instalação do hub de data centers terá capacidade inicial de 1,8 GW até 2027 e pode alcançar 3,2 GW até 2032, com abastecimento por fonte de energia limpa e infraestrutura inédita no Brasil.
— Com o Rio AI City, reforçamos o compromisso da Oracle em disponibilizar ao Brasil e à América Latina tecnologia de ponta em inteligência artificial e infraestrutura de data centers. Queremos apoiar empresas e instituições a inovarem mais rápido, com soluções seguras, escaláveis e sustentáveis— afirmou o presidente da Oracle Brasil, Alexandre Maioral.
— Com essa parceria, damos um passo decisivo para atingir nosso propósito. O Rio AI City é um projeto que nasce com infraestrutura robusta, energia limpa e alta conectividade, pronto para atrair talentos e negócios que moldarão a próxima era digital. O Brasil, e especialmente o Rio de Janeiro, têm agora a oportunidade de estar no centro desse movimento global de transformação —afirma Alessandro Lombardi, presidente e fundador da Elea Data Centers.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, destacou que esse é mais um passo para a consolidação do Rio AI City.
— Estamos trazendo todo mundo que deseja participar desse hub. E a Oracle, como uma grande empresa, está se juntando a esse esforço da cidade Rio para se consolidar como um polo de data centers.
Nvidia — Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (Nasdaq: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A Nvidia agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. |www.nvidia.com/pt-br
Elea Data Centers — Com sede no Rio de Janeiro, a Elea Data Centers é a plataforma pioneira de data centers no país, com a missão de acelerar uma economia digital sustentável na região. Abastecida por 100% de energia renovável, a Elea dispõe da maior distribuição geográfica em infraestrutura de TI no Brasil com nove data centers localizados nas cinco das principais metrópoles do país. A companhia dispõe de capacidade e escala para acomodar as necessidades dos grandes provedores de nuvem, conteúdo e de serviços, além do mercado corporativo. Suportada pelo Goldman Sachs, instituições financeiras locais e globais, a Elea Data Centers conta com um portfólio alinhado às tendências tecnológicas de altas densidades computacionais e soluções de alta performance que vão da nuvem à Inteligência Artificial (IA). | www.eleadatacenters.com.