Companhia apresenta crescimento expressivo em receita, lucro, market share, digital e marca própria, reforçando sua liderança no varejo farmacêutico da Região Sul.
A Panvel, uma das principais redes de varejo farmacêutico do Brasil, anunciou os resultados do segundo trimestre de 2025 com avanços expressivos em todos os indicadores operacionais e financeiros,com crescimento de vendas do varejo: +19,6% vs segundo trimestre de 2024. Margem bruta do varejo: 30,4% (+0,3 p.p. vs segundo trimestre de 2024). Ebitda ajustado: R$ 70,1 milhões (+42,9% vs segundo trimestre de 2024), margem de 5% (+1 p.p.). Lucro líquido ajustado: R$ 28 milhões (+39,5% vs segundo trimestre de 2024). Fluxo de caixa livre: positivo em R$ 33,8 milhões no trimestre. Participação digital: vendas digitais compõem 24,4% do varejo (+5,3 p.p. vs segundo trimestre de 2024; crescimento de 52,8% no canal).Market share região Sul: 12,5% (+0,6 p.p. em relação ao segundo trimestre de 2024, com ganhos em todos os estados). Produtos Panvel (marca própria): crescimento de 25% nas vendas, chegando a 7,2% das vendas totais do varejo. 58 lojas inauguradas nos últimos 12 meses.
No trimestre, a Panvel confirmou sua trajetória consistente de crescimento. O avanço das vendas foi impulsionado tanto pelo desempenho de lojas maduras (+12,7%), cuja venda média atingiu R$ 785 mil, quanto pelo crescimento nas mesmas lojas (SSS), que registraram alta de 14,4%.
No segundo trimestre de 2025, a categoria de medicamentos apresentou um excelente desempenho com crescimento de 22,2%, sustentado pelo resultado tanto nos medicamentos de marca (+21,6%) quanto nos genéricos (+21,8%), também teve destaque a categoria Higiene e Beleza (H&B), registrando um forte crescimento de 14,0% em relação ao mesmo período de 2024 o que contribuiu para a ampliação do market share da Panvel na Região Sul, que chegou a 12,5%, representando um ganho de 0,6 ponto percentual sobre o ano anterior, com avanços em todos os estados da região.
Em termos de rentabilidade, a empresa elevou a margem bruta do varejo para 30,4% e manteve a disciplina de custos. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês) ajustado atingiu R$ 70,1 milhões, um crescimento de 42,9% e com expansão da margem de 1.0 pp, enquanto o lucro líquido ajustado chegou a R$ 28 milhões (+39,5%).
A geração de caixa também foi destaque, com fluxo de caixa livre de R$33,8 milhões, refletindo melhora na eficiência operacional e na gestão do capital de giro. O Ciclo de Caixa da Companhia no segundo trimestre de 2025 totalizou 71 dias, uma melhora de 8 dias na comparação com o mesmo período do ano anterior. A dívida líquida seguiu controlada, com relação dívida líquida/Ebitda em 1,1x, e melhor equilíbrio entre os perfis de curto e longo prazo, com custo inferior ao CDI. O investimento em expansão física foi reforçado, com a abertura de 14 novas lojas no trimestre e um total de 649 unidades em operação até junho de 2025.
Além disso, os canais digitais da companhia continuam sendo referência no varejo farmacêutico nacional, coroado por recorde de participação do e-commerce e por inovações como o atendimento via WhatsApp com inteligência artificial própria (assistente virtual Sofia). A digitalização segue sendo pilar central, com o share de vendas digitais representando 24,4% do varejo, crescimento de 52,8% na comparação anual.
A marca própria Panvel alcançou um crescimento expressivo, destacando-se pelo aumento da rentabilidade e maior fidelização, além de elevar sua participação no portfólio total da rede para 7,2% e, na categoria de higiene e beleza, chegando a 18%. Esse resultado reforça a liderança da Panvel no segmento de Private Label no varejo farmacêutico, com market share de 35% no Sul.
O pilar de Serviços da Panvel registrou avanço significativo, representando 1,4% da Receita Bruta do Varejo, impulsionado principalmente pelo forte desempenho da vacinação. As vacinas responderam por 76,6% da receita total de serviços no período, com crescimento expressivo de 62,0% em relação ao segundo trimestre de 2024. Esse desempenho garantiu à companhia um market share de 43,4% em vacinação na Região Sul, consolidando sua liderança no segmento e reforçando o posicionamento da Panvel como referência em saúde preventiva.
O segundo trimestre de 2025 marcou, mais uma vez, a continuidade da estratégia de crescimento sustentável e rentável da Panvel, alavancada por inovação, excelência operacional, diversificação do portfólio e foco em experiência do cliente.
Panvel — Com 50 anos de história e mais de 640 lojas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a Panvel está entre as principais redes de farmácias da Região Sul do Brasil. São mais de 15 mil itens à venda, entre medicamentos e produtos de higiene e beleza, além de mais de mil produtos de marca própria, incluindo maquiagem, proteção solar, ortopédicos, itens infantis e cuidados masculinos.
É uma rede multicanal, com lojas físicas conectadas a facilidades como tele-entrega Alô Panvel, Aplicativo Panvel, Serviço Clique & Retire e loja online www.panvel.com, com entrega para todo o país. Agora, o Alô Panvel conta com tecnologia Sofia: clientes podem enviar mensagens para obter informações medicamentosas, esclarecer dúvidas, buscar localização de lojas e até realizar compras, tornando a experiência ainda mais ágil, prática e personalizada.