museu-mar-2

16/08/2025

Núcleo da Ideia (NDI) patrocina Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio (MAR)

Com foco na valorização da arte e da cultura no Rio, agência ajuda a promover iniciativas educativas no espaço idealizado para atuar como centro de pesquisas e estudos.

Com expertise na concepção e execução de iniciativas que unem criatividade, inovação e estratégia, a Núcleo da Ideia (NDI) está investindo em um projeto que promove educação, arte e conhecimento. A agência, uma das mais atuantes e premiadas no Rio de Janeiro, é patrocinadora da Escola do Olhar, espaço que atua como polo de formação continuada e centro de pesquisas e estudos no Museu de Arte do Rio (MAR), localizado na Praça Mauá, no Centro da cidade.

O projeto apresenta uma série de cursos, workshops, palestras, seminários nacionais e internacionais e oficinas teóricas e práticas, destinados a professores e estudantes da rede pública de ensino, moradores do Rio, artistas, pesquisadores, produtores culturais, museólogos, educadores e demais públicos interessados em conhecer as diversas manifestações culturais e artísticas contemporâneas, muitas delas exibidas no museu. Pessoas com deficiências, grupos identitários e moradores da região portuária também são contemplados em todas as ações da Escola do Olhar, que possibilita o encontro entre diferentes culturas, línguas e comunidades.

Na Escola do Olhar são desenvolvidas práticas pedagógicas, a partir da relação entre educação e arte, que buscam aprofundar a dimensão pública do museu e trazer para debate as questões mais urgentes da sociedade, em especial àquelas refletidas no campo cultural. São várias salas, de 20 a 120 pessoas.

Também fazem parte da programação visitas mediadas e atividades educativas; e ações voltadas para acessibilidade, diversidade, inclusão; formação e extensão universitária; pesquisa, documentação e publicações; cibercultura, tecnologia e linguagens. As atividades dão lugar a processos experimentais de criação artística e pedagógica, que visam potencializar as capacidades de cada um, assim como as múltiplas formas de aprender, gerar e partilhar conhecimento coletivamente.

—O patrocínio a este lindo projeto resulta do aumento de esforços de valorização da arte da cultura no Rio que a NDI tem feito e o compromisso com educação, cultura e democratização do acesso. As atuações da Escola do Olhar e mesmo do MAR integram arte e educação, um dos nossos princípios também aqui na agência— ressalta a sócia-diretora Luciane Araújo.

Ela lembra que o museu será sede da segunda edição do projeto Nossa Língua Festival, iniciativa de intercâmbio sociocultural e educativo entre os países de língua portuguesa com diferentes ações colaborativas, como livro de arte, galeria virtual, exposição coletiva e documentário feito por iPhones – selecionado para o Festival de Cannes em 2016.

—O Nossa Língua é um movimento de intercâmbio social, cultural e econômico capaz de estimular alianças reais entre países que compartilham um idioma — e desafios, soluções e desejos de futuro. Unindo Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial, além de comunidades como Macau (China), Goa (Índia) e Galícia (Espanha), ativamos redes de criação, circulação e colaboração em todas essas regiões. —explica Luciane. “O projeto conecta pessoas, territórios e oportunidades. E celebra a potência da língua portuguesa nas artes, na literatura, no cinema e na oralidade, mostrando que a diversidade cultural se apresenta como uma força de conexão, não de separação —diz.

Com 20 anos de atuação no mercado, a Núcleo da Ideia (NDI) é uma das principais agências de comunicação do Rio de Janeiro, com expertise na concepção e execução de projetos culturais, eventos, feiras, fóruns, seminários, convenções, ativação de marcas, promoção, mídia e design, apresentando soluções inovadoras e criativas nas áreas de turismo, música, literatura, fotografia, audiovisual, corporativo, entre outras.

Sob o comando dos sócio-diretores, Luciane Araújo e Flávio Bidoia, a empresa cria e antecipa tendências, atuando como um hub de criação, destacando-se nos segmentos cultural, corporativo e institucional. Entre as especialidades, estão as ativações de marca, comunicação corporativa em feiras, simpósios e congressos, além da curadoria e desenvolvimento de projetos culturais autorais. Com o propósito de unir criatividade à estratégia na produção de grandes iniciativas, responde pelo planejamento, organização, execução e entrega final de cada projeto que assina, com excelência técnica, curadoria e identidade própria.

Reconhecida nacional e internacionalmente por premiações importantes do setor como os da Aberje, Ampro Globes Awards e Caio, a NDI assina cases como Música para frente e Conecta o seu som (Bradesco); as exposições Museu Carmem Miranda e Afirmação Modernista (Funarj), e o espaço instagramável no Show do Século com Alok (TV Globo), entre outros. A agência também se destaca por projetos autorais, como o “Nossa Língua”, maior iniciativa de intercâmbio cultural entre falantes da língua portuguesa no mundo e o “Urbegrafia”, além de outros projetos especiais, de cunho cultural e de entretenimento, com a utilização das leis de incentivo à cultura do Brasil. Todos os trabalhos desenvolvidos são qualificados com a certificação ISO 9001 (Índice Internacional de Gestão e Qualidade na entrega de serviços), conquistada pela agência.