porto-maravalley

15/08/2025

ABDI e PUC-RJ assinam convênio para o Hub Rio.IA no Porto Maravalley

Com investimentos de R$ 2 milhões para impulsionar inteligência artificial na indústria. Iniciativa que aconteceu durante a Rio Innovation Week tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas que elevem a competitividade do setor produtivo nacional.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a PUC-RJ assinaram no dia 14 de agosto (quinta-feira), na Rio Innovation Week 2025 (RIW), um convênio no valor de R$ 2 milhões, investidos pela ABDI, para a implementação do centro de inovação em inteligência artificial Hub Rio IA, voltado à Indústria 4.0. Operacionalizado pela PUC-RJ no Porto Maravalley, com orientação da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), o hub nasce alinhado ao Plano Brasileiro de IA e à Nova Indústria Brasil (NIB). A iniciativa integra o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a ABDI e a Prefeitura do Rio, por meio da SMCT, em abril do ano passado.

O projeto prevê chamadas de inovação aberta para conectar startups e indústrias, provas de conceito em IA com premiação, eventos de networking entre academia, governo e empresas, além de articulação com instituições como UFRJ, Sebrae e Firjan, fortalecendo a tecnodiversidade no Rio de Janeiro.

— É uma alegria grande poder incentivar a inovação, estar nessa parceria com a prefeitura, com o Porto Maravalley, com essa revolução que o prefeito Eduardo Paes lidera aqui no Rio de Janeiro —celebrou Cappelli, na cerimônia de assinatura do convênio.

— Vamos criar um hub de inovação para a indústria, em que o Rio vai se colocar como provedor de serviços de inteligência artificial para a Nova Indústria Brasil — disse a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade, Tatiana Roque.

Segundo o presidente da ABDI, o projeto visa ampliar a competitividade e a capacidade de inovação da indústria brasileira combinando esforços do setor público, academia e empresas.

—O Rio.IA é um hub de inovação pensado para integrar o ecossistema de inovação carioca ao setor produtivo nacional. Queremos criar soluções que fortaleçam a competitividade das indústrias e consolidem a inteligência artificial no país como estratégia para o desenvolvimento—.

A operação do hub terá início ainda em 2025, com expectativa de gerar modelos replicáveis em outras regiões.