Lucro líquido foi de R$ 24 milhões, registrando 33% de crescimento em comparativo com o mesmo período do último ano, destaques para Ebitda ajustado: R$ 210 milhões, margem de 8%. Geração de caixa operacional totaliza R$ 106 milhões no trimestre. Receitas da subsidiária MWM cresceram 12% em relação ao segundo trimestre de 2024.
A Tupy (TUPY3), multinacional brasileira, reportou geração de caixa operacional de R$ 106 milhões. O lucro líquido do período foi de R$ 24 milhões, crescimento de 33% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 210 milhões no trimestre, com margem de 8%.
A Empresa apresentou no período receita líquida de R$ 2,6 bilhões, queda de 6% em relação ao mesmo período de 2024 – a depreciação do Real mitigou parcialmente o efeito da redução de 10% dos volumes físicos de vendas, ocasionada pelo desempenho do mercado de veículos comerciais nos Estados Unidos e na Europa.
Apesar dessa retração, nos últimos anos a Companhia realizou movimentos importantes de consolidação do mercado. A presença global, com plantas industriais localizadas no Brasil, México e Portugal, representa uma vantagem competitiva relevante.
A Tupy segue buscando, de maneira contínua, a eficiência operacional e o retorno sobre o capital acima do seu custo em todas as geografias nas quais está presente, sendo este um dos principais pilares da estratégia da Empresa.
Negócio tradicional: otimização de capacidade e eficiência operacional — Com o atual cenário, a Companhia está adequando sua capacidade produtiva para atender ao mercado, viabilizar novos projetos e melhorar a rentabilidade.
Essa reorganização resultará em uma redução de aproximadamente 25% na capacidade instalada em comparação com o cenário pós-aquisição das plantas de Aveiro e Betim, em linha com a estratégia de integração das operações. Os efeitos dessas ações começarão a ser perceptíveis a partir do próximo ano, com impacto anual de R$ 100 milhões em 2026 e R$ 180 milhões a partir de 2027, decorrentes da redução de custos fixos.
MWM: crescimento e expansão de margens — As receitas da MWM cresceram 12% na comparação com o mesmo período do ano anterior, refletindo a solidez da operação e a eficácia das estratégias adotadas e consolidando, de maneira contínua, a diversificação e presença em segmentos de alto potencial de crescimento e geração de valor.
Tupy — Multinacional brasileira de base tecnológica que desenvolve soluções de engenharia aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia. Seus produtos e serviços contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global, além de viabilizarem a descarbonização viável. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras, em Betim/MG, Joinville/SC e São Paulo/SP, e no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, EUA, Itália e Países Baixos