hidreletrica-santo-antonio-jari

14/08/2025

Engie conclui aquisição das hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão

A Engie Brasil Energia anuncia a conclusão da aquisição das usinas hidrelétricas Santo Antônio do Jari (AP e PA) e Cachoeira Caldeirão (AP), no valor total (enterprise value) de R$ 2,9 bilhões, incluindo o endividamento dos ativos. A transação obteve a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além do cumprimento das condições estabelecidas no contrato, típicas deste tipo de operação.

Com a aquisição, a companhia adiciona mais 612 MW de capacidade instalada ao seu portfólio, sendo 393 MW da hidrelétrica Santo Antônio do Jari e outros 219 MW da Cachoeira Caldeirão. Ambas as usinas estão totalmente contratadas no mercado regulado.

Os ativos adquiridos: — A Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari, localizada no Rio Jari, entre os municípios de Laranjal do Jari (Amapá) e Almeirim (Pará), conta com 393 MW de capacidade instalada e 211 MW médios de capacidade comercial. A usina iniciou sua operação comercial em 2014 e a concessão vence em outubro de 2045. Sua energia está totalmente contratada no Ambiente de Contratação Regulado (ACR), por meio de dois contratos firmados no 11º e no 15º leilões de Energia Nova, com vigência até dezembro de 2044 e 2046, respectivamente.

A Usina Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, localizada no Rio Araguari, no município de Ferreira Gomes (Amapá), possui capacidade instalada de 219 MW e capacidade comercial de 123 MW médios. O início da operação comercial ocorreu em 2016 com outorga até agosto de 2048. A contratação ocorreu no 15º leilão de Energia Nova, em 2012, em um contrato vigente até dezembro de 2046.