Antonio Florencio de Queiroz Junior defende inovação voltada para a inclusão, e ressaltou também que é preciso pensar em soluções que unam crescimento econômico e respeito aos valores de uma sociedade justa.
O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, participou da cerimônia de abertura do Rio Innovation Week 2025, no dia 12 de agosto (terça-feira), no Píer Mauá. Sua presença em mais uma edição do evento reforça o compromisso da federação com o avanço da inovação, da digitalização e do consumo inteligente no setor de comércio, serviços e turismo.
— Discutir inovação é também discutir para quem, como e por que inovamos. É pensar em soluções que promovam desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade, sem perder de vista os valores que sustentam uma sociedade justa— disse o presidente da Fecomércio RJ em seu discurso na abertura.
Estiveram presentes à abertura do Rio Innovation Week 2025 o presidente da Asserj e cofundador da feira, Fábio Queiróz, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e a primeira-dama Aneline Castro, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), o vice-prefeito, Eduardo Cavalieri (PSD), e secretários estaduais e municipais.
Com o tema “O mundo que transforma o varejo. O varejo que transforma o mundo!”, o Rio Innovation Week 2025 receberá executivos de empresas como iFood, Unilever, Coca-Cola e TikTok, além de especialistas que discutem as tendências que moldam o futuro do setor. O evento vai até o dia 15 de agosto (sexta-feira).
Nos quatro dias de programação, lideranças do varejo, profissionais de tecnologia, empreendedores e criadores de conteúdo estarão reunidas para troca de experiências. Entre os destaques desta edição estão debates sobre inteligência artificial, experiência do cliente, live commerce, retail media e varejo 5.0, além de um espaço exclusivo para 40 startups apresentarem soluções inovadoras para o setor.
Fecomércio RJ — Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 392 mil estabelecimentos, que respondem em torno de 60% da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.
A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.