Queda evita emissão de três toneladas de CO² na atmosfera e consumo de mais de um milhão de litros de diesel. Como parte de sua agenda ESG, companhia tem compromisso público de redução de emissão de gases do efeito estufa.
A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais — deu mais um importante passo em sua agenda de sustentabilidade ao registrar a queda de 8,6% no consumo de combustível no Corredor Norte da companhia, que liga o Tocantins ao sistema portuário do Maranhão. O número é resultado de investimentos em otimização de operações e soluções de eficiência energética, que integram a jornada ESG da VLI, conforme revela o Relatório de Sustentabilidade VLI 2024 – VLI. A redução evitou o consumo de cerca de 1,3 milhão de litros de diesel e a emissão de 3 milhões de toneladas de CO² na atmosfera.
—Os dados alcançados qualificam ainda mais o Corredor Norte como exemplo de eficiência energética em todo o sistema ferroviário brasileiro. Nossos esforços em capacitação de maquinistas, planejamento e introdução de tecnologias têm o intuito de tornar esse impacto positivo ainda maior, em toda a operação da VLI. Isso está em linha com o compromisso público mantido pela companhia de reduzir as emissões de gases do efeito estufa por tonelada transportada em 15% até 2030— afirma Alessandro Gama, diretor-executivo de Planejamento, Engenharia e Tecnologia da VLI.
Uma das principais ferramentas utilizadas para alcançar o resultado foi o sistema Leader, aplicado na frota premium de locomotivas da empresa. Por meio dele, quando o trem atinge velocidade superior a oito quilômetros/hora, o maquinista habilita a condução semiautônoma. O Leader reduz variáveis operacionais e os desgastes dos equipamentos, aumentando a segurança e a eficiência energética. O sistema atua em tempo real, permitindo uma operação mais eficiente em termos de aceleração, frenagem e consumo de potência, minimizando desperdícios.
Para os trens com o sistema Leader instalado nas locomotivas e, considerando somente o trecho na Ferrovia Norte Sul (FNS), a eficiência energética (EE) foi otimizada de 1,66 para 1,51 litros/ktkb (litros/mil tonelada quilômetro bruto), quando comparada com os trens sem o Leader instalado nas locomotivas, gerando uma redução no consumo de diesel dos trens e uma consequente diminuição das emissões de gases na atmosfera.
O sistema Leader já é usado em mais de 80% do percurso feito pelas composições da VLI no Corredor Norte, composto pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS), sob concessão da VLI, e a Estrada de Ferro Carajás, por onde os trens da companhia trafegam por direito de passagem.
A iniciativa também está em uso nos Corredores Sudeste e Leste da Ferrovia Centro-Atlântica, também controlada pela VLI. Eles ligam o Centro-Oeste brasileiro à região do Porto de Santos e o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo, respectivamente. A expectativa da companhia é aumentar a utilização do sistema na FCA para os mesmos patamares da FNS, o que poderá proporcionar uma economia de combustível de cerca de 7% até o final do próximo ano.
A jornada de ESG da VLI — A VLI tem trabalhado ativamente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em seus serviços de transporte ferroviário. Até maio deste ano de 2025, a companhia já reduziu 10,79% destas emissões, considerando o ano base 2020 e as operações ferroviárias de todos os corredores logísticos da companhia.
Acreditando que uma logística sustentável é possível e necessária, a VLI cria conexões que geram valor para as pessoas, para os negócios e para o planeta. Desde 2021, a companhia mantém uma agenda de compromissos públicos sociais, ambientais e de governança que contribuem para a sua jornada de transformação e legado.
A Jornada ESG VLI, com compromissos até 2030, é o caminho escolhido para a companhia continuar transformando a logística do Brasil e levar sustentabilidade a toda a cadeia logística. Saiba mais no Relatório de Sustentabilidade 2024.