No dia 30 de julho de 2025 (quarta-feira), a MRS Logística celebrou um marco histórico: 100 quilômetros de linha renovada desde o início das atividades do Projeto GIV (Grandes Intervenções de Via). Essa conquista representa muito mais do que extensão: é símbolo do nosso compromisso com a excelência operacional, a segurança e a sustentabilidade da ferrovia.
—Renovar a ferrovia enquanto mantemos a operação rodando com segurança e eficiência é um desafio diário, e é exatamente esse o propósito que nos move. Atuamos nos corredores mais densos da ferrovia, em trechos que não passavam por uma renovação completa desde sua construção, no final do século XIX. Não é apenas uma obra: é um resgate da infraestrutura, com olhar no futuro e nos próximos ciclos de crescimento da companhia —comenta o gerente de Projetos Especiais Paulo Gonzaga.
Desde o início das atividades de campo, em 2022, e com o avanço da frente de renovação mecanizada em 2023, o projeto ganhou velocidade. Até o momento, foram aplicados mais de 165 mil dormentes, sendo mais de 120 mil de concreto, cerca de 30 mil de aço e 15 mil de madeira, reforçando a estrutura dos trilhos com durabilidade e foco em performance.
Mais de 120 colaboradores estão diretamente engajados na execução e coordenação das atividades. É uma verdadeira força-tarefa que une engenharia, planejamento e operação, com sinergia e senso de propósito.
A comemoração do marco contou com um momento simbólico e emocionante: pela manhã, o presidente da MRS, Guilherme Segalla de Mello, realizou uma comunicação via rádio com o operador Iago Santos, que estava posicionado na Renovadora de lastros, no trecho ferroviário de Volta Redonda 6 Barbara 1 Linha 2. Na ocasião, Guilherme anunciou:
—Comunico que no dia de hoje, 30 de julho de 2025 (quarta-feira), acabamos de atingir o marco de 100 quilômetros renovados na MRS, um esforço coletivo de várias áreas para garantir a excelência operacional. Seguimos firmes na missão de fazer da MRS uma empresa cada vez mais sustentável. Parabéns a todos!—
Mais do que o que entregamos até aqui, o aspecto mais transformador do projeto está no legado que a MRS está construindo: uma nova forma de fazer manutenção de via, mais estruturada, integrada e preparada para os desafios do futuro.
Seguimos com determinação e orgulho, sabendo que cada quilômetro renovado é um passo a mais na direção de uma MRS mais segura, moderna e eficiente.
MRS Logística — A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia está entre as melhores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada na década de 90. A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.