Companhia reforça compromisso com a transparência na gestão de emissões.
A Minerva Foods, Companhia global de alimentos e maior exportadora de carne bovina da América do Sul, reafirma seu compromisso com a gestão responsável do clima ao receber, pelo quinto ano consecutivo, o Selo Ouro no Inventário Corporativo de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), reconhecimento máximo concedido pelo Programa Brasileiro GHG Protocol.
O selo comprova que as informações sobre emissões de GEE da Companhia passam por auditorias independentes e atendem aos critérios de rastreabilidade e precisão definidos pelo protocolo. Desde 2015, a Minerva Foods publica seus inventários no Registro Público de Emissões, reforçando a transparência na mensuração de impactos ambientais.
Criado em 2008 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, o Programa Brasileiro GHG Protocol é responsável pela adaptação do método ao contexto brasileiro. O protocolo leva em consideração ferramentas de cálculo para quantificar e gerenciar as emissões de gases do efeito estufa.
O selo ouro, reconhecimento máximo do programa, é concedido aos inventários completos de instituições que apresentam suas emissões de GEE verificadas por empresas de terceira parte acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
A Companhia segue comprometida com a transparência e a implementação de práticas de baixa emissão. Uma das medidas neste sentido é a utilização de energia renovável nas unidades. Desde 2020, 100% da energia elétrica utilizada nas operações é proveniente de fontes renováveis, assegurada pela aquisição de I-RECs (Certificados de Energia Renovável). A estratégia não apenas compensa as emissões de escopo 2, mas também fomenta o mercado de energia sustentável.
Em 2024, a Minerva Foods anunciou ainda a aquisição do Complexo Solar de Irapuru II, em Janaúba (MG), com o objetivo de implantar um projeto de autoprodução por fonte fotovoltaica para apoiar o abastecimento de nove unidades frigoríficas.
Outro exemplo é o Programa Renove, criado para apoiar os pecuaristas parceiros na implementação de práticas de baixa emissão de carbono no campo. Graças a essa atuação, a Companhia já comercializa produtos carbono neutro provenientes de suas operações no Brasil e no Uruguai. Além de manter, um Grupo de Trabalho de Descarbonização e Riscos Climáticos que dissemina o tema para outras áreas e realiza ações de engajamento para mapear iniciativas de descarbonização.