E reverte prejuízo ante o mesmo período no ano passado. Mantém ciclo positivo no segundo trimestre de 2025: cresce 23% nas vendas das mesmas lojas e 35% o lucro bruto, com ganho expressivo de margem. O Ebitda totalizou R$ 111,2 milhões no trimestre, com margem de 28,2%, refletindo o avanço do lucro bruto e a redução das despesas operacionais.
A Marisa registrou um lucro líquido de R$ 2,1 milhões no segundo trimestre deste ano e reverteu o prejuízo reportado no mesmo período do ano passado, com uma melhora de R$ 104 milhões. O resultado faz parte de uma nova fase da varejista. Esse já é o terceiro trimestre consecutivo de lucro líquido apresentado pela companhia, evidenciando a continuidade da trajetória de recuperação.
Com um aumento de 38,1% do volume de peças vendidas, a Marisa alcançou uma receita líquida de R$ 394,5 milhões, um crescimento de 22,9% em comparação ao segundo trimestre de 2024.
O lucro bruto atingiu R$ 213,7 milhões no segundo trimestre, o que representa um avanço de 35,1% ante ao segundo trimestre de 2024. A margem bruta atingiu 54,2%, registrando um avanço de 4,9 pontos percentuais, sustentada por uma combinação de fatores: expansão da receita líquida, disciplina na gestão dos custos das mercadorias vendidas, assertividade da coleção e maior rigor na governança de margens.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês) totalizou R$ 111,2 milhões no trimestre, com margem de 28,2%, refletindo o avanço do lucro bruto e a redução das despesas operacionais em mais de dez pontos percentuais sobre a receita líquida, frente ao mesmo período do ano anterior. Na comparação com o segundo trimestre de 2024, o Ebitda apresentou um crescimento de R$ 114,1 milhões, acompanhado de expansão de 29,1 pontos percentuais na margem.
No acumulado do primeiro semestre, o lucro líquido somou R$ 4,5 milhões, frente ao prejuízo de R$ 250 milhões do primeiro semestre de 2024. O Ebitda aumentou expressivos R$ 230 milhões, frente ao 1S25.
A Marisa registrou um crescimento de 116,1% nas vendas da categoria infantil, o número de clientes recorrentes aumentou 31,2%; o volume de novos clientes subiu 79,5%, em comparação com o mesmo período do ano passado; e o índice de “churn” caiu 13,5%. —Estamos muito felizes com esse resultado, que é fruto de um conjunto de estratégias e ações executadas por toda a empresa. Os números mostram que estamos no caminho certo —ressalta Edson Garcia, CEO da Marisa.
Ao longo deste segundo trimestre, a Marisa definiu seis pilares estratégicos que serão as diretrizes corporativas da companhia até 2027: i) a busca pelo sortimento assertivo, ii) ter uma cadeira robusta de fornecimento, iii) manter a nossa cliente no centro das nossas decisões, iv) loja com “alma”, v) cultura e pessoas; e vi) gestão e governança. —Esses são os pilares que escolhemos para nos guiar e acredito que essa estratégia nos permitirá tornar a Marisa mais competitiva no varejo de vestuário— comenta Garcia.
Segundo Edson, a empresa continua o ciclo virtuoso de crescimento apresentando uma evolução, há três trimestres, dos principais indicadores financeiros. Esse novo momento positivo reafirma o compromisso da Marisa com a construção de uma empresa mais rentável e geradora de valor.
Marisa — Muito além de ser uma das maiores redes de moda feminina do Brasil, somos uma Companhia em transformação, com o propósito claro de vestir sonhos e fortalecer conquistas. Nosso compromisso é com a mulher brasileira da classe C — protagonista da nossa história — e com sua família, oferecendo moda acessível, atual e com significado.
Desde 1948, quando Bernardo Goldfarb iniciou essa trajetória, seguimos evoluindo com ousadia, simplicidade e atitude de dona. Hoje, reafirmamos nossa missão: estar próxima e íntima da mulher, dando acesso à moda com custo-benefício, como e onde ela quiser.
Nosso foco estratégico coloca a mulher no centro de tudo o que fazemos. Isso se reflete em um sortimento mais aderente aos seus desejos, em um visual merchandising mais acolhedor e em soluções que vão além da moda — como produtos financeiros que ampliam o acesso ao crédito e iniciativas voltadas ao seu bem-estar e à sua saúde.
Com um portfólio que atende também o público masculino e infantil, queremos ser a primeira opção de moda para a mulher brasileira de classe C e sua família. Investimos continuamente em tecnologia e inovação, com serviços como “Clique e Retire” e “Ship from Store”, que tornam a experiência de compra mais ágil, integrada e conveniente.
Nossos valores — mulher no centro, acolhimento, integração, respeito, simplicidade e atitude de dona — são os pilares que sustentam cada decisão, cada coleção, cada interação. Estamos construindo, com consistência e paixão, uma marca que representa, acolhe e empodera. Uma marca que entende que a moda é ferramenta de expressão, de autoestima e de conquista.