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12/08/2025

Banco PAN registra lucro líquido ajustado de R$ 191 milhões no 2T25

Carteira de crédito atinge R$ 57,8 bilhões, com crescimento de 18% no ano.

O Banco PAN (BPAN4) encerrou o segundo trimestre de 2025 com lucro líquido ajustado¹ de R$ 191 milhões, e ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado¹ de 11,3%.

Com 32 milhões de clientes, o Banco registrou originação crescente de R$ 7,4 bilhões no trimestre, positivamente impactada pelos avanços na modelagem e políticas de crédito, implementadas para o segmento de veículos leves e motos, e pela ampliação da oferta de consignado privado.

A carteira de crédito atingiu R$ 57,8 bilhões, avanço de 18% na comparação anual. Do total do portfólio, 59% correspondem a operações de financiamento de veículos, enquanto, na categoria de motos, o PAN segue na liderança de novos contratos, com 34% de market share. Já a carteira de consignado privado atingiu a expressiva marca de R$ 1,1 bilhão no segundo trimestre de 2025.

—Neste trimestre, realizamos avanços importantes na originação de crédito, reforçamos nossa abordagem em recuperações, revisitamos as estratégias dos produtos sem garantia, e avançamos ainda mais na agenda de eficiência. Nosso resultado operacional segue robusto, e optamos por não realizar cessões de carteira em dia, o que contribuirá para o crescimento do portfólio e da base de receitas no futuro. Seguimos focados em garantir eficiência e rentabilidade adequadas, com qualidade no atendimento e engajando diariamente nossos clientes —afirma André Calabro, CEO do Banco PAN.

A receita de serviços fechou o segundo trimestre em R$ 426 milhões, crescimento de 7% em relação ao segundo trimestre de 2024. Já o volume transacionado foi de R$ 32,2 bilhões, aumento de 8% na comparação anual.

Com relação à inadimplência, o indicador de créditos vencidos acima de 90 dias fechou o trimestre em 8,3%, leve aumento em relação aos três meses imediatamente anteriores, em função dos produtos sem garantias. Já o indicador entre 15 e 90 dias fechou em 9,2% no mesmo período, recuo já esperado em relação aos 9,9% registrados no primeiro trimestre de 2025.

Produtos e serviços — Ao final do segundo trimestre de 2025, a companhia possuía 14,6 milhões de clientes com exposição ao crédito, considerando o portfólio de consignado, veículos, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal, cartão e car equity. O número é um pouco inferior ao registrado em igual período do ano anterior, consequência da redução de originação em produtos sem garantia, majoritariamente de cartão de crédito.

Ainda no período, o PAN seguiu ampliando sua oferta de crédito consignado privado. A novidade foi muito bem recebida pelos clientes e posicionou o Banco como uma das principais instituições do país a oferecer o serviço. O produto também está disponível para solicitação nos canais próprios (site, aplicativo e WhatsApp).

O PAN tem continuamente investido no engajamento junto à sua base de clientes, aprimorando seus produtos e serviços, por meio de uma jornada de contratação facilitada e adequada ao perfil de cada usuário.

—Finalizamos mais um trimestre focados em nossa estratégia de crescimento como uma plataforma completa de crédito e banking. O consignado privado, por exemplo, é um produto que teve boa adesão como uma solução personalizada para os nossos clientes, atingindo R$ 1,5 bilhão de carteira em julho — analisa Inácio Caminha, superintendente executivo de RI e Captação.