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09/08/2025

Assaí Atacadista registra receita bruta de R$ 21 bilhões no 2T25

O Assaí Atacadista divulgou seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2025 no dia 08 de agosto (sexta-feira), onde reportou dados em que mostra ter alcançado receita bruta de R$ 21 bilhões, o que representa 7,2% de crescimento, e um incremento de R$ 1,4 bilhão se comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com a rede, o resultado se dá pelo desempenho positivo das vendas ‘mesmas lojas’ de 4,6%, pela contribuição das dez unidades inauguradas nos últimos 12 meses e pelo avanço de 1,8% no fluxo de clientes. Já no semestre, a venda bruta atingiu R$ 41,2 bilhões, alta de 7,5%, correspondendo a um aumento de R$ 2,9 bilhões comparado ao mesmo período de 2024. O resultado reflete o contínuo processo de maturação das lojas novas e do desempenho das vendas ‘mesmas lojas’ de 5%. —O cronograma de expansão para 2025 segue conforme o planejado e cerca de dez lojas deverão ser inauguradas até o final do ano. Dentre elas, há previsão de uma abertura em agosto no estado de São Paulo— adiantou a rede nas divulgações.

De acordo com a rede, lucro líquido teve eficiência operacional, mesmo diante dos juros elevados, e no trimestre alcançou R$ 264 milhões (+60,0%) Pré-IFRS16 e R$ 219 milhões (+78,0%) Pós-IFRS16, incorporando créditos fiscais de R$ 86 milhões no IR. O acumulado do primeiro semestre de 2025 registou R$ 426 milhões (+65,1%) Pré-IFRS16 e R$ 336 milhões (+83,6%) Pós-IFRS16.

Ebitda Pré-IFRS16 alcança R$ 1,1 bilhões, crescimento de +11,8% e margem de 5,7% (+0,3 ante o período passado.) Evolução da margem bruta (maturação de lojas e ampliação dos serviços) e diluição de despesas. O Ebitda Pós-IFRS16: R$ 1,4 bi com margem de 7,6% (+0,4 ante o período passado). Margem do Ebitda no primeiro semestre de 2025: Pré-IFRS16 de 5,6% (+0,3 ante o período passado.) e Pós-IFRS16 de 7,5% (+0,4 ante o período passado).

— Neste trimestre, fomos reconhecidos como a marca mais valiosa do setor de varejo alimentar no Brasil por três importantes rankings nacionais. Esse reconhecimento histórico reflete a força do Assaí e reforça nossa liderança não apenas em proposta de valor e inovação, mas também em relevância e reputação. O resultado do segundo trimestre de 2025 mostra que a Companhia segue focada em crescer com disciplina e reduzir a alavancagem. O faturamento atingiu R$ 21 bilhões, representando um crescimento de 7% em relação ao segundo trimestre de 2024, com uma consistente margem Ebitda de 5,7% (+0,3 ante o segundo trimestre de 2024). Esse desempenho foi impulsionado pela maturação das novas lojas, ampliação dos serviços e pela gestão rigorosa de despesas. Além disso, pelo quarto ano consecutivo, renovamos a certificação GPTW como um excelente lugar para se trabalhar e fomos reconhecidos como a melhor do segmento nas frentes: Étnico-Racial, Mulheres e Pessoas com Deficiência. Obrigado também a todos os clientes, que nos desafiam a fazer sempre o nosso melhor— disse no comunicado o CEO Belmiro Gomes.

app Meu Assaí — No app Meu Assaí, que já conta com mais de 14 milhões de usuários cadastrados, a frequência nas lojas dos clientes que utilizam foi 59% superior à dos clientes não identificados, enquanto o gasto médio desses usuários foi 33% maior. Além disso, a receita identificada representou 44% das vendas no segundo trimestre de 2025, versus 42% no primeiro trimestre. As parcerias com empresas de last mile seguem incrementando as vendas. O acordo firmado com o iFood em 2024 resultou em um crescimento de 119% das vendas via parceiros last mile no segundo trimestre.

Maturação das conversões contribui para evolução da rentabilidade — No segundo trimestre, o parque de 64 lojas convertidas entre 2022 e 2023 atingiu uma venda média por loja de R$ 26,4 milhões, um patamar 21% superior às vendas da base de operações orgânicas inauguradas até 2022, que apresentou uma venda média por loja de R$ 21,8 milhões no período. Além disso, as galerias comerciais seguem impulsionando a maturação das conversões, contribuindo para o aumento do tráfego de clientes, geração de receita e maior eficiência na diluição dos custos operacionais. Ao término do segundo trimestre, a taxa de ocupação da área bruta locável (ABL) atingiu 79%, com receita de R$ 30 milhões. No primeiro semestre de 2025, a receita de galerias foi de R$ 60 milhões, alta de 13,8% comparada ao primeiro trimestre de 2024.

Além disso, a produtividade (venda por metro quadrado) das lojas convertidas corresponde a 91% da produtividade das lojas orgânicas abertas até 2022. A margem Ebitda Pré-IFRS16 atingiu 5,5%, uma expansão de +1,4 em relação ao segundo trimestre de 2024, nível próximo à média da Companhia, o que evidencia o potencial desse parque de lojas, que segue em processo de maturação.