marine-masters

30/07/2025

Marine Masters conclui descomissionamento de South Angsi Alpha

O maior projeto de remoção offshore da Malásia agora faz parte do habitat marinho da plataforma para recife.

Kuala Lumpur, Malásia — A Marine Masters concluiu com sucesso seu escopo offshore para o descomissionamento da plataforma South Angsi Alpha (SAA), operada pela Hibiscus Oil & Gas Malaysia Limited. A campanha representa um marco importante na readaptação de infraestrutura offshore desativada, com a subestrutura da plataforma agora apoiada no fundo do mar como parte do maior projeto da plataforma para recife da Malásia.

A plataforma SAA, localizada a 130 quilômetros da costa de Terengganu, era uma barcaça móvel de aplicação offshore (MOAB) de quatro pernas com peso de quatro mil toneladas, que serviu como uma unidade de produção completa por mais de 15 anos. Após a interrupção da produção, a superfície e a subestrutura foram preparadas para remoção segura e recifalização parcial, em conformidade com as aprovações regulatórias da Malásia. Esta é a maior plataforma já desativada e reaproveitada em águas malaias.

A Marine Masters foi a responsável pela remoção da MOAB, utilizando o método de instalação reversa e a remoção de vários componentes associados para descarte seguro em terra. A jaqueta foi cortada a -55 metros de latitude norte (LTA) e separada verticalmente, permitindo que as seções fossem colocadas no fundo do mar como estruturas artificiais de recife. Tarefas adicionais incluíram a recuperação de todos os 13 condutores, a recuperação de quatro pernas de suporte da MOAB e o corte e transporte da Plataforma de Acesso à Cabeça do Poço.

Por esse motivo, diversas técnicas de ponta foram utilizadas e procedimentos especiais desenvolvidos para realizar cortes subaquáticos operados remotamente (com auxílio de ROVs), cortes manuais de alta velocidade em PVL (por mergulhadores), instalação de transferência eficiente de pessoal entre a barcaça de trabalho e a MOAB, até sistemas de içamento personalizados para evitar o uso de embarcações de carga pesada e caras.

A superfície da MOAB foi rebocada com sucesso para a costa no Estaleiro Labuan, e todos os itens soltos foram descarregados. A barcaça de acomodação ENA WB400 foi desmobilizada simultaneamente, enquanto as duas barcaças de transporte estão atualmente a caminho de seus respectivos portos de desmobilização. Isso marca a conclusão das operações offshore ativas da Marine Masters no projeto. Embora o escopo offshore esteja concluído, o projeto continua com o manuseio e descarte final dos componentes da superfície.

—Esta foi uma campanha de grande sucesso, com atrasos mínimos e um forte trabalho em equipe durante todo o processo”, afirma Danny Spaans, Fundador e diretor da Marine Masters. —Somos gratos ao nosso cliente Hibiscus pela confiança em nós e por nos dar a oportunidade de mostrar que a combinação de nossa experiência em Petróleo e Gás com nossa mentalidade de salvamento é fundamental para a execução segura e econômica de um projeto acelerado como este. Um agradecimento especial à equipe do projeto Hibiscus pela colaboração agradável e transparente—.

A campanha South Angsi Alpha se destaca como a maior operação de descomissionamento e reequipamento de recifes do gênero em águas malaias. Um modelo para uma aposentadoria offshore responsável. O descomissionamento da SAA faz parte da visão mais ampla de sustentabilidade da Hibiscus Petroleum. A iniciativa da plataforma ao recife está alinhada aos esforços para preservar a biodiversidade, melhorar os ecossistemas marinhos e promover a pesca sustentável e o ecoturismo na região. | marinemasters.nl