decathlon-cma

25/07/2025

Decathlon e CMA CGM firmam parceria e apresentam nova equipe de ciclismo profissional

A equipe passará a se chamar Decathlon CMA CGM a partir de 2026, com foco em alto rendimento, inovação e desenvolvimento de novos talentos.

A Decathlon, a CMA CGM e a France Cyclisme anunciam uma parceria estratégica de co-naming para a equipe profissional de ciclismo francesa, que passará a competir sob o nome Decathlon CMA CGM a partir de 1º de janeiro de 2026. O acordo marca um novo capítulo para o time, atualmente conhecido como Decathlon AG2R La Mondiale, e reforça o investimento das duas empresas no esporte de alto rendimento.

A entrada da CMA CGM acontece no momento em que a Decathlon assume a liderança da equipe, consolidando sua atuação em todas as frentes do esporte, do acesso à prática até o mais alto nível da performance. Com raízes familiares, presença global e uma forte cultura de inovação, Decathlon e CMA CGM compartilham o compromisso de promover o esporte como força de transformação e inclusão.

— Essa parceria incorpora nossos valores humanos compartilhados e dedicação às pessoas. Juntos, estamos comprometidos a levar a equipe ao mais alto nível do ciclismo, buscando não só a excelência esportiva, mas também formando os campeões do amanhã. Guiados pelo espírito de superação, esforço coletivo e pela crença profunda no esporte como força para o bem, estamos desenvolvendo não apenas uma equipe, mas um projeto vencedor. Um projeto que reflete nossa visão de progresso coletivo e que contribui significativamente para o futuro do ciclismo. Estamos ansiosos para escrever esse novo capítulo ao lado da CMA CGM, com paixão, humildade e ambição — comenta Javier López, CEO da Decathlon.

O grupo CMA CGM, referência global em soluções marítimas, terrestres, aéreas e logísticas, entra como co-nome da equipe por um período inicial de cinco anos, com possibilidade de renovação. O patrocínio representa mais um passo da empresa em sua estratégia de apoio ao esporte.

— Tenho orgulho de anunciar que nosso grupo está se tornando patrocinador da equipe de ciclismo Decathlon CMA CGM. Essa parceria reflete o que temos em comum com a Decathlon: uma visão de longo prazo e valores como ousadia, perseverança e humildade. Hoje, nos unimos a uma grande história do esporte francês, com a ambição de levar uma equipe de alto nível ao topo — afirma Rodolphe Saadé, Presidente e CEO da CMA CGM

Uma aliança poderosa baseada em valores compartilhados — A parceria une dois grandes grupos franceses: Decathlon, com origem nos Hauts-de-France, e CMA CGM, com sede na Provence. Ambas acreditam no poder do esporte para inspirar, unir e gerar impacto positivo em escala global.

Há quase 50 anos, a Decathlon trabalha para tornar o esporte acessível a todos, ao mesmo tempo em que amplia sua presença no cenário de alta performance. A CMA CGM, por sua vez, aposta no esporte como vetor de transformação social em todas as regiões onde atua. Além de ser parceira de longa data do Olympique de Marseille, a empresa também patrocina, desde 2023, o Tour Internacional de Ciclismo da Guadalupe, e foi Parceira Oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

Com o ciclismo, a CMA CGM segue apoiando um esporte popular, exigente e universal, acessível a todos, em qualquer lugar.

— O compromisso da CMA CGM ao lado da Decathlon marca um passo decisivo no nosso plano estratégico 2030, que busca o mais alto nível no cenário mundial. Ambas compartilham uma visão de longo prazo, uma forte cultura de inovação e valores fundamentais que contribuem para promover a França internacionalmente. Essa aliança, um legado de Paris 2024, envia um sinal claro: estamos determinados a escrever um novo capítulo histórico para o esporte francês e global. O investimento de nossos parceiros, seja financeiro, técnico ou humano, reforça nossa determinação e eleva nossos padrões, inspirando todos os colaboradores da CMA CGM no mundo, assim como fizemos com os times da Decathlon” — complementa Dominique Serieys, diretor-geral da France Cyclisme.

Uma visão de longo prazo para alcançar o topo do ciclismo mundial — Com a criação da equipe Decathlon CMA CGM, as empresas miram o topo do circuito UCI World Tour, apostando em um projeto de longo prazo baseado em integridade esportiva e desenvolvimento de atletas.

Essa ambição vai além dos resultados de curto prazo. Representa um compromisso coletivo com a construção de um projeto internacional, que valoriza talentos, investe na nova geração e se fortalece a cada temporada. A Equipe de Desenvolvimento, com 12 ciclistas de 7 nacionalidades, e a Equipe Júnior, com 14 ciclistas de 7 nacionalidades, estão no centro dessa estratégia. Elas refletem o desejo de crescer de dentro para fora, formar os campeões do futuro e moldar o ciclismo com propósito e paixão.

Unidos por essa mesma visão, Decathlon e CMA CGM se preparam para vibrar a cada corrida, com o olhar nas conquistas que levarão às grandes vitórias.

Decathlon — A Decathlon é a maior varejista multiesportes do mundo. Voltada para iniciantes e atletas de ponta, a marca é uma fabricante inovadora de artigos esportivos para todas as habilidades. Com mais de 100 mil funcionários e 1.750 lojas em todo o mundo, a Decathlon e as suas equipes trabalham desde 1976 para cumprir uma ambição contínua: mover as pessoas através das maravilhas do esporte, para ajudá-las a serem mais saudáveis e felizes num futuro sustentável. No Brasil, a Decathlon tem a oferta de suas marcas próprias, além de parcerias com grandes marcas internacionais disponibilizadas em mais de 50 lojas com atendimento personalizado por meio de seus colaboradores especialistas. Desde 2013 também no e-commerce, a empresa vem ampliando sua atuação nacional.

Grupo CMA CGM — O Grupo CMA CGM é um player global em soluções de transporte marítimo, terrestre, aéreo e logística, fiel ao seu propósito corporativo: “Imaginamos formas melhores de servir um mundo em movimento”. Presente em 177 países, emprega 160 mil pessoas, das quais cerca de seis mil em Marselha, onde está sua sede. Terceira maior empresa de transporte marítimo do mundo, a CMA CGM atende mais de 420 portos em cinco continentes com uma frota de mais de 650 navios. Em 2024, transportou mais de 23 milhões de TEUs (unidades equivalentes a contêineres de 20 pés). Sua subsidiária Ceva Logistics, uma das cinco maiores do mundo, opera mil armazéns e movimentou 15 milhões de cargas em 2024. A divisão aérea do Grupo opera uma frota de cargueiros sob as marcas CMA CGM AIR Cargo e Air Belgium.

A CMA Media, terceiro maior grupo de mídia privada da França, inclui RMC-BFM e diversos títulos da imprensa nacional e regional (La Tribune Dimanche, La Tribune, La Provence e Corse Matin). Comprometido com a transição energética, o Grupo CMA CGM busca emissões líquidas zero de carbono até 2050. A Fundação CMA CGM oferece ajuda humanitária em situações de crise e atua na promoção da educação e da igualdade de oportunidades em todo o mundo. Até hoje, a Fundação já transportou 63 mil toneladas de ajuda humanitária para 97 países e apoiou mais de 550 projetos educacionais.